Joaquim Barbosa é o único poupado em bloco de protesto em Salvador
O mais famoso bloco de protesto do Carnaval de Salvador, a Mudança do Garcia, desta vez até fez elogios durante o seu tradicional desfile na segunda-feira de folia.
Relator do julgamento do mensalão, no ano passado, o ministro Joaquim Barbosa ganhou elogios dos foliões, que saem do bairro do Garcia rumo à praça do Campo Grande, no circuito Osmar da festa.
“É isso aí, Barbosão. Lugar de corrupto mensaleiro, aloprado e ladrão é na prisão”, dizia um dos cartazes. Em outro, pedia-se a candidatura do atual presidente do Supremo Tribunal Federal à Presidência, em 2014.
Muitos também faziam questão de cobrar processos semelhantes para os que chamaram de mensalões do PSDB e do DEM.
A Mudança do Garcia completa 66 anos em 2013 e, pelo segundo Carnaval seguido, não contou com jegues para puxar as tradicionais carroças enfeitadas que traziam as principais manifestações.
A exigência do Ministério Público foi motivada por entidades de proteção aos animais e gerou polêmica.
Em janeiro de 2011, liminar concedida por um juiz determinou uma multa de R$ 90 mil à Prefeitura de Salvador em caso de descumprimento da decisão.
Neste ano, os maiores alvos do bloco foram os organizadores da Copa do Mundo, a transposição do rio São Francisco e a educação pública do Estado.
(Folha)