InternacionaisSem categoria

Equatorianos votam para presidente; Correa é favorito para reeleição

O presidente do Equador, Rafael Correa, busca um novo mandato neste domingo numa eleição em que chega como favorito para estender sua “revolução cidadã” de viés socialista.
Num dia nublado na capital, Quito, os eleitores compareciam aos centros eleitorais para exercer seu voto, que é obrigatório para todas as pessoas entre 18 e 65 anos de idade.
Após votar em uma escola na capital, Correa pediu aos equatorianos que fossem às urnas. “O cidadão tem em suas mãos o futuro, portanto tem de exercer o direito ao voto com absoluta responsabilidade”, disse a jornalistas.
As últimas pesquisas mostraram que Correa lidera as intenções de voto com mais de 35 pontos à frente do seu mais rival mais próximo, o que o permitiria obter a vitória no primeiro turno.
A eleição, que se desenrolava sem maiores inconvenientes no país andino, é vista como um referendo sobre a popularidade do único presidente que completou um mandato presidencial no Equador nos últimos 20 anos, em um país repetidamente golpeado por crises econômicas e políticas.
O presidente também quer ganhar a maioria na Assembleia Nacional com 137 assentos, que perdeu após antigos aliados passarem para a oposição. Isso lhe permitiria aprovar com facilidade novas reformas para consolidar sua agenda socialista.
As pesquisas apontam que Correa pode conquistar mais de 60 por cento dos votos por conta de reformas trabalhos de infraestrutura muito difundidos.
O agricultor de 60 anos de idade Pablo Meneses, que votou em Quito, afirmou: “Espero que continue como estamos. Votei em Correa porque parece que o processo deste governo está bem, o país está progredindo”. 
(Reuters)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *