EducaçãoSem categoria

Cinco unidades de ensino iniciam ano letivo em tempo integral

As 426 escolas da rede municipal iniciam as atividades do ano letivo nesta segunda-feira (18), atendendo aos 135.852 matriculados neste ano. Uma das novidades é a estruturação de cinco unidades para ensino em tempo integral – Escola Municipal da Lagoa do Abaeté, Escola Municipal de Pituaçu, Escola Municipal do Vale das Pedrinhas, Escola Municipal Zulmira Torres (Nordeste de Amaralina), e a implantação de duas turmas (5º e 9º ano) da Escola Municipal Teodoro Sampaio (Santa Cruz).
Serão 1.490 crianças e adolescentes da Educação Fundamental que passarão a ter as atividades nos dois turnos. Para os estudantes que vão chegar às 8h e sair da escola às 17h, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) assegurou professores, material didático, merenda e toda infraestrutura necessária. “Foi montada uma grade curricular especial combinando as atividades normais com reforço escolar e atividades culturais e esportivas. Além disso, asseguramos três refeições diárias e todo o material didático necessário para as atividades”, afirma o secretário João Carlos Bacelar.
Acréscimo na jornada – Também é novidade neste ano, para as unidades de ensino que não funcionarão em tempo integral, a expansão de 30 minutos por dia na jornada de aulas, o que representa um acréscimo de 100 horas por ano. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que todos os alunos tenham 800 horas de aulas por ano, mas com o acréscimo na jornada, os alunos da rede municipal de Salvador terão 900 horas.
A SMED planejou a grade curricular de modo a garantir que os professores mantenham 20 horas de jornada por semana. Outros 450 professores que atuavam em outros setores da administração pública foram remanejados para as salas de aula, atendendo ao decreto do prefeito ACM Neto no início da gestão. As turmas contarão com um professor em quatro dias de aula por semana, o que somam 18 horas. Com mais duas horas de atividade complementar, somam-se, então, 20 horas por semana. No quinto dia, um segundo professor assume as atividades. Tudo pensado de modo a não comprometer o aprendizado dos alunos.
“O início do ano letivo é motivo de festa. Esse ano é ainda mais importante porque vamos dar um salto de qualidade na educação e colocar cinco diretrizes em prática”, comemora Bacelar. Dentre as ações da Prefeitura que serão colocadas em prática no dia a dia do aluno estão o  aumento do tempo de permanência dos alunos na escola,  implantação do sistema estruturado de ensino com foco na alfabetização e do programa de alfabetização e reforço para o 5° ano, capacitação e apoio em gestão para as escolas e atendimento na educação infantil.
Proposta pedagógica- Implantado na rede municipal com o objetivo de estabelecer uma política municipal de alfabetização, o sistema consiste numa proposta pedagógiva que integra o material necessário para o ensino de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. O sistema passa a valer a partir desse ano e tem como meta prioritária a alfabetização de todos os alunos da rede até o final do 1º ano de escolarização, consolidar a alfabetização de todos os alunos do 2º ao 5º ano que apresentarem esta necessidade, além de elevar o nível de desempenho acadêmico das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *