SaúdeSem categoria

Celular ajuda diabético a calcular açúcar

Foi observando sua mulher, a endocrinologista Karla Mello, do Hospital das Clínicas de São Paulo, em meio a cálculos e mais cálculos, que o analista de negócios Floro Dória teve o estalo: por que não transpor para a telinha do celular a contagem de carboidratos, sistema que permite ao diabético mensurar a quantidade dessa substância nos alimentos para, assim, assumir as rédeas dos níveis de açúcar no sangue?
“Ele achou que assim todo o processo ficaria muito mais fácil”, explica a médica. Não inventamos nada. Só passamos a contagem para o computador, acrescenta Floro Dória, o autor da idéia que gerou o GlicOnLine. Essa tecnologia, inédita no mundo, acaba de ser lançada no Brasil. Em vez de se preocupar com um número sem fim de contas, basta o usuário baixar um programa no celular. O software realiza todos os cálculos, levando em conta a glicemia do momento e o tipo de comida que o indivíduo vai consumir logo em seguida.
Daí, após alguns minutos, a pessoa recebe uma mensagem indicando a dose de insulina que terá de aplicar para consumir aquela refeição. O GlicOnLine promete facilitar e garantir um controle mais estável das taxas de açúcar no sangue, um fantasma que ronda a vida dos diabéticos. Não é para menos. Quando se encontram muito elevadas, elas favorecem a ocorrência de problemas nos rins, além de lesões nos olhos e nos pés.
Uma pesquisa recente da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal de São Paulo, realizada com mais de 6 mil portadores da doença no país, revelou que 75% desses indivíduos manejam de maneira inadequada os níveis de glicose. O que, sem dúvida, aumenta o risco de seqüelas e os gastos com saúde.
(Saúde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *