Exposição Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade fica em cartaz até 30 de setembro
Interessados em conhecer um pouco mais da história da Capoeira no Brasil, desde seu surgimento no Brasil Colonial até os dias de hoje, terão mais tempo para conferir a exposição itinerante Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade, que encerraria no dia 19 de agosto e foi prorrogada até 30 de setembro. Composta por fotografias de André Cypriano acompanhadas de ilustrações de Debret e Auguste Earle, a exposição retrata centros de capoeira e capoeiristas de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Nova York, San Francisco, Recife, Brasília, Olinda e Angra dos Reis. A mostra é uma realização da Aori Produções Culturais e tem o apoio da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.
Com curadoria de Denise Carvalho, Diretora da Aori Produções Culturais, a mostra apresenta uma expografia que recria um ambiente de sala de capoeira com um assentamento para o Orixá Exu, entidade que deve ser cumprimentada antes de qualquer roda iniciar-se, uma fotografia do grande Mestre Pastinha, remontando um pequeno altar existente em diversos centros de ensino e prática da capoeira, além de instrumentos musicais e uma ambientação sonora típica das rodas.
O potencial educativo da exposição será explorado a partir de três atividades. No dia 23 de agosto, às 16h, uma roda de conversa sobre capoeira movimenta a Galeria Solar Ferrão. O evento conta com a participação de Mestre Dinei, do Grupo da capoeira Gingarte, Mestre Marcos Grito e Mestre Poloca, do Grupo Nzinga de Capoeira Angola, Mestre Molinha, do Grupo de Capoeira Angola Mingolos filhos da Mandinga, e do cineasta Lázaro Farias, autor do filme Roda do Mundo. No dia 11 de setembro, às 15h30, a etnomusicóloga Emília Biancardi, junto com um grupo de alunos, fará uma apresentação de Berimbaus. Já nos dias 13 e 20 de setembro, às 10h e às 14h, acontece o projeto Contação de Histórias, sob coordenação do arte-educador Ubirajara Santos. Com o tema Capoeira, a atividade é voltada para crianças com idade entre 06 e 12 anos e deve ser agendada previamente pelo telefone (71) 3116-6740.
Serviço:
O que: Exposição fotográfica Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade.
Onde: Galeria Solar Ferrão – Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho. Telefone: (71) 3116-6743
Quando: Até 30 de setembro. Visitação de terça a sexta das 12 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.
Programação educativa: Dia 23 de agosto, às 16h: Roda de conversa sobre capoeira; Dia 11 de setembro, às 15h30: Apresentação de Berimbaus; Dias 13 e 20 de setembro, às 10h e às 14h: Contação de história sobre a capoeira.
Gratuito
Realização: Aori Produções Culturais
Apoio: DIMUS/IPAC