ACM Neto mantém liderança e Pelegrino cresce 3% em nova pesquisa do Ibope

O candidato ACM Neto (DEM) manteve a liderança na preferência do eleitorado na disputa pela Prefeitura de Salvador, de acordo com pesquisa do Ibope divulgada nesta sexta-feira (24), sob encomenda da TV Bahia. O petista Nelson Pelegrino foi o único candidato a evoluir em comparação à última pesquisa realizada pelo instituto, divulgada no último dia 3.
Dos 602 eleitores ouvidos entre os dias 21 e 23 de agosto, período após o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, 40% escolheriam o candidato ACM Neto como sucessor de João Henrique. Nelson Pelegino aparece na sequência com 16% das intenções de voto contra os 13% que pontuou no início do mês.
Na sequência, Mário Kertész (PMDB) repete seus 8% e Márcio Marinho apresenta uma queda de um ponto percentual, conquistando 5% da preferência do eleitorado. Rogério Da Luz (PRTB) também manteve sua porcentagem em relação à primeira pesquisa, com apenas 1%, e Hamilton Assis (PSol) continua sem pontuar. Ainda segundo levantamento do Ibope, 19% dos pesquisados votariam em branco ou nulo, e 10% continuam indecisos.
Caso o resultado da eleição fosse este, ACM Neto venceria as eleições ainda no primeiro turno, já que conquistou mais de 50% dos votos válidos entre os candidatos que disputam o cargo.
RejeiçãoRogério Da Luz perdeu o primeiro lugar na lista de rejeição da pesquisa conquistado na primeira pesquisa do Ibope. O candidato do PRTB saiu da casa dos 73% e agora está em segundo lugar, com apenas 29%. Quem assumiu a ponta dos rejeitados pelos eleitores foi o petista Nelson Pelegrino, com 30%, 15 pontos a menos que o registrado no início do mês pelo Ibope.
Na sequência, aparecem ACM Neto e Mário Kertész, ambos com 25%, seguidos por Márcio Marinho e Hamilton Assis, com 17%. Segundo o Ibope, 6% dos eleitores não rejeitam ninguém e 12% não sabem.
(Ibahia)

