NotíciasSem categoria

Toneladas de prata são resgatadas de navio da II Guerra

Americanos encontram navio da II Guerra com fortuna em prata
Um verdadeiro tesouro em prata foi encontrado nesta quinta-feira dentro de um navio britânico que afundou na II Guerra Mundial após ter sido atingido por um submarino alemão. A empresa americana Odyssey, especializada na recuperação de tesouros, anunciou ter retirado 43 toneladas da carga de prata que estava do navio Gairsoppa. Segundo a Odyssey, isso representa apenas 20% do total que o cargueiro transportava.
O Gairsoppa foi atingido por um torpedo alemão quando navegava de Calcutá para Londres, em fevereiro de 1941. Ele levava 83 tripulantes e dois atiradores. Todos se lançaram em botes ao mar durante o ataque alemão, mas somente uma pessoa sobreviveu à jornada de 13 dias até a costa.
Em 2011 o navio foi localizado no Atlântico Norte, a sudoeste da Irlanda. Ele está a 4.700 metros de profundidade e a 483 quilômetros da costa. As operações de busca deverão continuar até o final de setembro.
Os 1.203 lingotes de prata foram levados a um local seguro no sul da Grã-Bretanha, informou a empresa. A Odyssey não divulgou o valor do tesouro. Em valores atuais da prata, os lingotes valeriam em torno de 38 milhões de dólares. O contrato firmado com o governo britânico concede à Odyssey 80% do valor da carga.
(Veja)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *