Entrega de medalha Zumbi dos Palmares ao Professor Valdélio Silva promoveu verdadeira aula na CMS
“Me disseram que após receber uma comenda como esta, eu poderia morrer em paz. Mas não encontrarei a paz enquanto ainda existir um abismo social entre os diferentes povos e raças”, afirmou o professor Valdélio Santos Silva, militante pela redução das desigualdades raciais na Bahia. Valdélio foi condecorado com a Medalha Zumbi dos Palmares durante uma sessão especial realizada ontem (13/06), no Plenário da Câmara Municipal de Salvador.
Prestigiado por diversas entidades negras da capital baiana, foi com um discurso emocionado e voz embargada que o homenageado agradeceu a comenda, proposta pela vereadora Marta Rodrigues e aprovada com unanimidade pela Câmara de Vereadores. A vereadora, natural de Jequié assim como Valdélio, citou em sua fala o histórico de lutas do professor, que tem uma ação destacada na promoção do acesso de jovens negros e negras à universidade pública. “Por diversos motivos Valdélio merece esse reconhecimento. Mas, principalmente, por ter uma vida inteira dedicada a grandes causas, como o combate à marginalização do povo negro”, afirmou Marta.
Engajado na luta pela igualdade de direitos em Salvador, Valdélio teve importante atuação para implementação de cotas raciais na UNEB. A luta dele é para garantir que jovens tenham oportunidades de educação e crescimento, diminuindo assim a enorme desigualdade existente entre negros e brancos na Bahia. Graduado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia, o acadêmico possui ainda mestrado em Antropologia e doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pela mesma instituição.
Durante a sessão, o mestrando da Universidade Federal da Bahia Gilcemar Santos Dantas apresentou, através de um texto, a trajetória de vida e luta do professor. Desde os anos escolares vividos em Jequié durante a ditadura militar à sua militância política e social, passando pelo trabalho em educação e até mesmo pelo sonho de ser jogador profissional de futebol, o que se pode notar na vida de Valdélio é a insatisfação e constante luta pelo fim do preconceito e pela reparação ao povo negro.
Compuseram a mesa da sessão ainda o Secretário de SEPROMI, Elias Sampaio, representando o Governador Jaques Wagner, o Professor Luis Paulo de Almeida Neiva, Pró Reitor da UNEB, o diretor do CEPAIA, Wilson Maia, a Ialorixá Mãe Val do Terreiro do Cobre, Makota Valdina, Professor Nilo Rosa, do MNU, o vereador Moisés Rocha e a filha do homenageado, Denise Pereira da Silva. Ainda que não pudessem estar presentes, os deputados federais Nelson Pelegrino e Luiz Alberto enviaram mensagens parabenizando Valdélio pelo mérito. A sessão contou ainda com a presença das vereadoras Vânia Galvão, Aladilce Souza, do vereador Gilmar Santiago, da Deputada Estadual Maria Del Carmem e do secretário estadual do Planejamento Sérgio Gabrielli. Emocionantes apresentações percussivas dos ogãs de Xangô da Irmandade Siobá e um vídeo que mostrou fotos e momentos da vida do prestigiado também envolveram os presentes.