PolíticaSem categoria

Entrega de medalha Zumbi dos Palmares ao Professor Valdélio Silva promoveu verdadeira aula na CMS

 Imagem inline 2


“Me disseram que após receber uma comenda como esta, eu poderia morrer em paz. Mas não encontrarei a paz enquanto ainda existir um abismo social entre os diferentes povos e raças”, afirmou o professor Valdélio Santos Silva, militante pela redução das desigualdades raciais na Bahia. Valdélio foi condecorado com a Medalha Zumbi dos Palmares durante uma sessão especial realizada ontem (13/06), no Plenário da Câmara Municipal de Salvador.
Prestigiado por diversas entidades negras da capital baiana, foi com um discurso emocionado e voz embargada que o homenageado agradeceu a comenda, proposta pela vereadora Marta Rodrigues e aprovada com unanimidade pela Câmara de Vereadores. A vereadora, natural de Jequié assim como Valdélio, citou em sua fala o histórico de lutas do professor, que tem uma ação destacada na promoção do acesso de jovens negros e negras à universidade pública. “Por diversos motivos Valdélio merece esse reconhecimento. Mas, principalmente, por ter uma vida inteira dedicada a grandes causas, como o combate à marginalização do povo negro”, afirmou Marta.
Engajado na luta pela igualdade de direitos em Salvador, Valdélio teve importante atuação para implementação de cotas raciais na UNEB. A luta dele é para garantir que jovens tenham oportunidades de educação e crescimento, diminuindo assim a enorme desigualdade existente entre negros e brancos na Bahia. Graduado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia, o acadêmico possui ainda mestrado em Antropologia e doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pela mesma instituição.
Durante a sessão, o mestrando da Universidade Federal da Bahia Gilcemar Santos Dantas apresentou, através de um texto, a trajetória de vida e luta do professor. Desde os anos escolares vividos em Jequié durante a ditadura militar à sua militância política e social, passando pelo trabalho em educação e até mesmo pelo sonho de ser jogador profissional de futebol, o que se pode notar na vida de Valdélio é a insatisfação e constante luta pelo fim do preconceito e pela reparação ao povo negro.
Compuseram a mesa da sessão ainda o Secretário de SEPROMI, Elias Sampaio, representando o Governador Jaques Wagner, o Professor Luis Paulo de Almeida Neiva, Pró Reitor da UNEB, o diretor do CEPAIA, Wilson Maia, a Ialorixá Mãe Val do Terreiro do Cobre, Makota Valdina, Professor Nilo Rosa, do MNU, o vereador Moisés Rocha e a filha do homenageado, Denise Pereira da Silva. Ainda que não pudessem estar presentes, os deputados federais Nelson Pelegrino e Luiz Alberto enviaram mensagens parabenizando Valdélio pelo mérito. A sessão contou ainda com a presença das vereadoras Vânia Galvão, Aladilce Souza, do vereador Gilmar Santiago, da Deputada Estadual Maria Del Carmem e do secretário estadual do Planejamento Sérgio Gabrielli. Emocionantes apresentações percussivas dos ogãs de Xangô da Irmandade Siobá e um vídeo que mostrou fotos e momentos da vida do prestigiado também envolveram os presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *