Dow Chemical decidiu fechar sua planta em Camaçari

Mais uma empresa instalada no Polo Petroquímico de Camçari fechas as portas. A The Dow ChemicalCompany (NYSE:DOW) anunciou nesta segunda-feira (2) que está implementando reduções de custos em linha com o compromisso de gerenciar ativamente seu portfólio e em resposta à fragilidade contínua da economia europeia, razão pela qual estaria fechando determinadas unidades fabris na Europa, América do Norte e América Latina, entre elas a planta de Camaçari.
A empresa anunciou também o cancelamento de uma seleção de projetos de capital e a implementação de reduções da força de trabalho como parte dos esforços para redução de custos e de seu programa de eficiência para o crescimento, iniciado em 2011.
A Dow Brasil, uma subsidiária da The Dow ChemicalCompany, fechará a sua planta de toluenodiisocianato (TDI) em Camaçari. Essa decisão, diz a direção da empresa, é resultado de extensa avaliação da competitividade de longo prazo da fábrica e está alinhada às metas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (EH&S) da Dow.
De acordo com a empresa, apesar dos investimentos realizados na planta de Camaçari, recente Análise Quantitativa de Risco (AQR) confirmou que, apesar de a planta de TDI de Camaçari atender aos requisitos legais brasileiros, seriam necessários investimentos adicionais significativos para que ela fosse operada em conformidade com os elevados padrões de EH&S da Dow. A planta não tem sido lucrativa nos últimos anos e os investimentos adicionais requeridos tornariam a operação economicamente inviável.
Desde outubro de 2011 a planta está parada para a manutenção programada, tempo em que a Dow conduziu uma análise minuciosa de todas as opções estratégicas. A Dow decidiu não reiniciar a planta e fechá-la permanentemente.(Teia de Noticias)

