Discovery faz último voo rumo ao museu

O ônibus espacial americano Discovery aterrissou sem problemas nesta terça-feira (17) no Aeropoerto Internacional Dulles (Virginia), perto de Washington, depois de seu último voo sobre um avião da Nasa para ser levado para um museu, seu destino final.
“Aterrisse, Discovery!”, ordenou a Nasa quando o ônibus, que realizou 39 missões no espaço e fo retirado formalmente de circulação no ano passado, tocou em terra e começou a percorrer a pista depois de um bem sucedido voo sobre um Boeing 747 vindo de Cabo Canaveral, Flórida.
Uma multidão ovacionou e aplaudiu a chegada do ônibus que voou pela primeira vez em 1984, enquanto este sobrevoava em círculos a capital americana, antes de aterrissar no aeroporto local.
Os EUA aposentaram no ano passado a sua frota de ônibus espaciais, após concluírem a construção da Estação Espacial Internacional, um projeto de 100 bilhões de dólares que envolve 15 países. Agora, a Nasa (agência espacial norte-americana) começou a desenvolver uma nova geração de naves capazes de levar astronautas a destinos mais distantes do que a estação, que está a 384 quilômetros de altitude.
(Ig)

