NotíciasSalvadorSaúde

Hemoba altera horário atendimento nos shoppings em Salvador

Após decreto municipal de flexibilização dos horários de funcionamento dos shoppings durante a fase verde de retomada do comércio na capital, válido desde quarta-feira (8), os postos de coleta da Fundação Hemoba nos centros comerciais Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping passam a atender os doadores de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h, com pausa de uma hora para o almoço. O horário de pausa poderá variar de acordo com o fluxo de doadores no turno matutino.

Para incentivar as doações voluntárias, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) receberá, a partir de terça-feira (14), o Hemóvel em suas instalações. O ônibus de coleta, que vai ficar estacionado em frente ao Auditório Central da instituição até sexta-feira (17), fará coleta de sangue e cadastro de medula óssea sempre das 8h às 17h.

Além das unidades móveis e do posto fixo de coleta da Hemoba na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Irmã do Dulce e Hospital do Subúrbio, em Salvador, o estado possui unidades do Hemoba em 21 municípios. Para ser doador é preciso ter mais de 50 quilos, estar descansado e alimentado e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à coleta. Mais informações e endereços estão no site da fundação.

Doação de sangue e covid-19

Pessoas que contraíram covid-19 podem doar sangue, se respeitarem um período mínimo de 30 dias após a melhora completa de sintomas. Doadores que tiveram contato direto com casos suspeitos ou confirmados da doença devem aguardar pelo menos 14 dias após o contato.

Já os doadores que vacinaram contra a covid-19 devem aguardar de 48 horas a 7 dias para doarem sangue. Quem se vacinou com a Coronavac pode realizar a doação 48 horas após cada dose do imunizante e, no caso da AstraZeneca, Pfizer e Janssen, a doação pode ser feita após sete dias.

Fonte: Ascom/Hemoba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *