Política

Deputado pede reforma de Hospital da Vila Militar

A pronta reforma do Hospital Geral da PM-BA, localizado na Vila Militar, no bairro do Bonfim, em Salvador, e sua utilização no planejamento de combate à Covid-19 foi solicitada pelo deputado Pastor Isidório Filho (Avante) ao governador Rui Costa em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

No documento, endereçado também ao secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e ao comandante-geral da PM-BA, coronel Anselmo Brandão, o parlamentar diz que a medida é para dar atendimento prioritário e de excelência aos que ele se referiu como “heróis dos serviços essenciais”, profissionais da segurança pública e da saúde, estendendo o benefício a seus respectivos familiares.

Isidório Filho destacou que o Governo da Bahia tem dado exemplo de como bem enfrentar a pandemia do novo coronavírus. “Aqui, divergências político-partidárias foram colocadas de lado, e o bem-estar do povo orienta todos os passos do governador Rui Costa. Não por acaso, consta no planejamento de combate da já citada pandemia uma enorme lista de equipamentos de saúde públicos”, disse o legislador, citando o Instituto Couto Maia, o Hospital Metropolitano, Hospital Geral Clériston Andrade, Hospital Geral Ernesto Simões, Hospital do Subúrbio, Hospital Geral Roberto Santos, hospitais de campanha e também o Hospital Espanhol, que foi reaberto para combate à Covid-19.

“Acredito que agora seja a hora de olharmos com ainda mais carinho e atenção para os nossos heróis dos serviços essenciais – em especial nossos servidores da Segurança Pública, Saúde e seus respectivos familiares é claro! Conferindo-os atendimento prioritário. Razão que nos faz pedir através desta indicação parlamentar a reforma e pronta utilização do Hospital Geral da Polícia Militar da Vila Militar do Bonfim, localizado na Cidade Baixa de Salvador, cuja capacidade para atendimento poderia contribuir e muito para a rede de proteção aos vitimados da Covid-19, servindo inclusive de legado para pós-pandemia, um espaço que a partir de então deve atender apenas nossos heróis PMs e BMs e seus familiares via Planserv e rede SUS”, argumentou.

O deputado lembrou que o Hospital Geral da PM se encontra fechado há alguns anos e possui um plano de reforma. “Portanto, chegou a hora e a vez de reativar este espaço de excelência, localizado na Vila Policial Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros, um espaço que se for alvo de obras rapidamente terá condições de contribuir no planejamento contra o novo coronavírus, por contar com espaço de UTI, urgência, emergência e enfermaria. Além, é claro, de estar situado num ponto estratégico da capital baiana”.

Segundo Isidório Filho, estudos preliminares da Polícia Militar e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) dão conta de que a reforma do Hospital Geral da Polícia Militar custará ao erário algo em torno de R$ 740 mil. “Tomando como referência que o Estado já investiu, oriundos de orçamento próprio, mais de R$ 240 milhões no combate e no planejamento contra a Covid-19 nos nossos 417 municípios, acreditamos que esta suplementação e esforço orçamentário se justifica, uma vez que tal medida também visa incrementar o rol de proteção da saúde dos nossos servidores públicos”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *