Comissão Especial Temporária em Defesa da RMS é instalada

A Comissão Especial Temporária em Defesa da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e Recôncavo da Bahia foi instalada, na manhã desta quinta-feira (31), na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Presidido pelo vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), que conduziu a sessão de instalação, o colegiado tem como objetivo de discutir questões de interesse dos municípios que integram as regiões,

“Salvador não pode ser pensada de forma isolada, mas dentro de um contexto com os municípios da Região Metropolitana e do Recôncavo da Bahia. Vou propor a criação de um conselho de desenvolvimento econômico e social composto por prefeitos e vereadores dessas regiões para que possamos buscar juntos desenvolvimento nas áreas econômica, cultural e de desenvolvimento”, disse o vereador Odiosvaldo Vigas.

O vereador Moises Rocha (PT), integrante da comissão, participou da mesa e defendeu a não privatização das empresas estatais localizadas nessas regiões. “São essas empresas que mantêm boa parte do emprego da população e da renda dos municípios”, destaca.

Além de Odiosvaldo Vigas, fazem parte da Comissão Especial Temporária em Defesa da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e Recôncavo da Bahia os vereadores Joceval Rodrigues (Cidadania), que é vice-presidente da comissão; Alfredo Mangueira (MDB), Ana Rita Tavares (PMB), Ireuda Silva (Republicanos), Ricardo Almeida (PSC) e Atanázio Júlio (PSDB).

RMS

A Região Metropolitana de Salvador, como reforça Odiosvaldo Vigas, abrange 12 municípios além de Salvador: Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.

O vereador destaca a importância da região citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que a população reunida dessas regiões ultrapassa 4 milhões de habitantes, sendo a segunda maior aglomeração urbana do Nordeste brasileiro e a sétima do Brasil, concentrando aproximadamente 45% do PIB estadual.

Também participaram da plenária e fizeram parte da mesa de trabalho o ex-deputado federal e ex-prefeito do município de Saúde, Severiano Alves; o ex-vice-prefeito do município de Pedrão, Ruy Valverde; o Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona e estudioso da integração dos municípios da RMS, Adary Oliveira e o representante municipal de São Francisco do Conde, Tiago Ramos.

Câmara Municipal de Salvador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: