Salvador ganha novos ônibus climatizados e mapas em pontos

Salvador ganha, a partir desta quarta-feira (04), 70 novos ônibus zero quilômetro com ar-condicionado que irão rodar em seis linhas do sistema de transporte coletivo da cidade. O anúncio, com apresentação dos novos veículos, foi feito hoje (03) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário de Mobilidade, Fábio Mota, na orla da Boca do Rio. Também foram apresentados os mapas que começam a ser instalados nos pontos da cidade, além do ônibus articulado do BRT e do coletivo elétrico, que se encontram em fase de testes.
As linhas que receberão novos ônibus com ar-condicionado são: Nova Brasília/Jd. Nova Esperança/Sete de Abril – Pituba; Pau da Lima – Campo Grande/Barra; Cajazeira 11 – Ribeira; Tancredo Neves – Campo Grande; Marechal Rondon/São Caetano – Brotas; e Mirantes de Periperi – Itaigara.
Entram em operação nesta quarta as linhas Tancredo Neves – Campo Grande; Nova Brasília/Jd. Nova Esperança/Sete de Abril – Pituba; Pau da Lima – Campo Grande/Barra; e Cajazeiras 11 – Ribeira. Na quinta (05), começa a circular a Mirantes de Periperi – Itaigara. No dia 10 (terça-feira), será a vez da linha Marechal Rondon/São Caetano – Brotas.
Todos os atuais 70 ônibus dessas linhas serão substituídos por veículos zero quilômetro. Com isso, Salvador disporá de um total de 12 linhas com a frota renovada, contando aquelas que entraram em operação a partir de 9 de agosto. As seis linhas que já contam com ônibus novos com ar-condicionado são Sussuarana – Barra R1; Boca da Mata – Pituba; Cabula 6 – Ribeira R2; Conjunto Pirajá 1 – Engenho Velho da Federação; Paripe – Aeroporto; e Ribeira – Pituba.
“A entrega desses 70 ônibus era para o fim desse mês de setembro. Antecipamos o prazo dessa segunda etapa de entrega. São beneficiados os bairros populosos da cidade e essas linhas têm grande frequência de pessoas. Foi justamente esse o critério para a definição dessas linhas, que conectam diferentes pontos de Salvador”, afirmou ACM Neto.
Subsídio – O prefeito lembrou o processo de negociação que resultou em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Prefeitura, consórcio Integra e Ministério Público da Bahia (MP-BA), que permitiu a renovação da frota. Ele destacou ainda que o projeto de lei que isentou as empresas do setor do pagamento do ISS, item fundamental no TAC, foi aprovado pelos vereadores.
“Na medida em que estamos dando subsídio ao sistema, estamos abrindo mão de arrecadar, mas gerando avanços aos usuários. Conseguimos iniciar um novo momento na prestação do serviço de transporte na cidade, superando barreiras econômicas e problemas estruturais. Desde 2013 temos apostado nisso, quando lançamos o Domingo é Meia. Também implantamos o Bilhete Único, recuperamos a Estação da Lapa, que era um chiqueiro, implantamos o CittaMobi e uma central de monitoramento do transporte público, além de termos recuperado 1,5 mil abrigos de ônibus. E vamos continuar nesse ritmo”, acrescentou.
Até 2022, serão mil novos ônibus com ar-condicionado circulando na cidade. Além da climatização, os novos veículos também possuem motorização que polui menos o meio ambiente, assento ampliado para pessoas com deficiência, janelas maiores, lixeiras orgânicas e correias suspensas para quem faz a viagem em pé se segurar.
Roteiro – Outra novidade apresentada hoje pelo prefeito ACM Neto foi o início da instalação de 800 mapas em 300 pontos de ônibus dos principais corredores de tráfego da capital. Os mapas vão informar as linhas que passam no ponto de ônibus em questão, os roteiros e o desenho de cada percurso até o final de linha. Além da informação do itinerário, o passageiro será conectado ao aplicativo CittaMobi, por meio de QR Code, e poderá conferir a previsão de horário dos ônibus que passam no seu ponto.
Feito com material resistente, os mapas suportam água, riscos e a incidência dos raios solares. A expectativa é que passageiros e turistas mantenham-se bem informados, sem que seja necessário interromper a viagem para perguntar ao motorista sobre o roteiro. Os mapas serão instalados em pontos de ônibus de locais com grande demanda, a exemplo das Avenidas Lafayete Coutinho (Contorno), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Luiz Viana (Paralela), Suburbana, ACM, Juracy Magalhães Júnior, Vasco da Gama, região da Sete Portas e Rua Anita Garibaldi. Inicialmente, as áreas contempladas serão os principais corredores de tráfego do Subúrbio e de Cajazeiras.
“Recebíamos várias reclamações das pessoas que estavam no ponto e não sabiam qual linha passava ali. Pegamos os principais pontos e, agora, vamos facilitar a vida do usuário mediante o acesso à informação. Até dia 15, teremos já 300 pontos com mapas”, informou o secretário de Mobilidade, Fábio Mota.
Foto:Max-Haack_Secom

SECOM 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: