GeralPolítica

Antônio Pitanga é homenageado com Medalha Zumbi dos Palmares

No dia em comemorou 80 anos de vida, 6 de julho de 2019, o ator e diretor Antônio Piranga foi homenageado pela Câmara Municipal de Salvador com a Medalha Zumbi dos Palmares. A sessão especial realizada nesta quinta-feira, no plenário Cosme de Farias, foi requerida pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), que dividiu a iniciativa com a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).

O homenageado chegou à Câmara acompanhado dos filhos, Camila e Rocco Pitanga, e da sonoridade do afoxé Filhos de Gandhi. Antônio Pitanga foi conduzido ao plenário pela vereadora Marta Rodrigues (PT) e os vereadores Silvio Humberto (PSB) e Fábio Souza (PHS), ao som dos berimbaus da capoeira angola.

Segundo Geraldo Júnior, o homenageado representa a resistência cultural de Salvador. “Deus tem me permitido fazer grandes entregas para a cidade, na última semana tivemos a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, e hoje, homenageamos esta figura que representa a resistência negra. Antônio Pitanga é um símbolo de nossa cultura e referência para todos nós”, afirmou Geraldo Júnior. Durante o discurso do presidente, Marta Rodrigues dirigiu a sessão especial e agradeceu a oportunidade.

Franco e generoso

Soteropolitano criado na Rua Democratas, no Centro Histórico, Antônio Luiz Sampaio Pitanga recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares das mãos da mulher, a deputada federal Benedita da Silva; filhos e netas. A honraria é dedicada pela Casa a pessoas atuantes no combate ao racismo, discriminação e intolerância.

Emocionado e grato pela celebração, Pitanga recordou da vida humilde no Pelourinho e a participação no movimento Cinema Novo. “Quando eu vejo aqui, quando vocês me recebem com os Filhos de Gandhi, eu fico emocionado porque esta é a minha história, é a história dos meus amigos. Colado em mim está a figura de Zumbi dos Palmares, de Dandara, um movimento que nunca deixou de existir”, discursou Antônio Pitanga sob aplausos.

Em pronunciamento emocionado, a atriz Camila Pitanga afirmou: “Ele me inspira porque ele ama, leva esse sorriso franco e generoso para todos. Além deste baobá de afeto, é este baobá de talento”.

Estatuto da Igualdade

Estudantes da rede pública, políticos, personalidades e admiradores do trabalho de Antônio Pitanga lotaram o Plenário Cosme de Farias. O evento contou com uma intervenção poética apresentada por atores do Bando de Teatro Olodum, pregando a importância da educação, do combate ao racismo e protestando contra o extermínio da juventude negra.

Coautora da homenagem, Olivia Santana lembrou da formação política adquirida no Legislativo municipal e da importância da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, luta iniciada por ela na Casa há 13 anos. “No dia da votação fiquei muito feliz em ver a defesa do presidente Geraldo Júnior e de outros vereadores que entenderam, naquele momento, a importância de votar e de aprovar o Estatuto para a cidade de Salvador”, salientou.

Representando o governador Rui Costa, a secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana também destacou o homenageado enquanto referência. “Estamos celebrando uma ação de reparação a este ator, pai e homem brilhante, que por muito tempo foi nossa única referência. Nosso Zumbi dos Palmares da contemporaneidade”, classificou.

Além dos citados, compuseram a formação da mesa o ator Rocco Pitanga; o ator e diretor Audri Anunciação, que teve o talento exaltado por Antônio Pitanga; a cantora Margareth Menezes e o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *