Inscrições para aulas na Arena Aquática já estão abertas



As inscrições para as aulas de natação na Arena Aquática Salvador já estão disponíveis no site www.arenaaquatica.salvador.ba.gov.br. Serão oferecidas 720 vagas gratuitas no primeiro momento. A procura está grande, o que torna a navegação do site mais lenta. No dia 4 de fevereiro, ocorrem os testes de avaliação de nível dos inscritos. E as aulas têm início no dia 11 de fevereiro.

Durante as terças e quintas haverá aula de adaptação, iniciação e hidroginástica. Às segundas, quartas e sextas, as turmas serão de aperfeiçoamento, para quem já sabe nadar. As aulas ocorrerão na piscina semiolímpica a cada uma hora, ininterruptamente, no período de 6h às 18h. Para se inscrever é preciso ter idade a partir de sete anos. Idosos também podem fazer a inscrição, desde que tenham condicionamento físico para realizar as atividades propostas. Os alunos de natação e de aperfeiçoamento terão todo o suporte dos profissionais contratados pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), responsável pela gestão da arena.

Cinco professores de educação física com especialização em natação e mais seis estagiários prestarão todas as orientações necessárias para a realização das aulas. As turmas terão um ciclo de quatro meses, para que outras pessoas tenham oportunidade de se matricular. Sob a coordenação do medalhista olímpico Edvaldo Valério, os profissionais de educação física irão desenvolver um procedimento técnico próprio com os alunos.

Aqueles que se destacarem migrarão da piscina semiolímpica para a olímpica e poderão integrar a equipe que representará Salvador nas competições de esportes aquáticos. “É um presente da Prefeitura para a cidade de Salvador que teve um investimento de R$ 6,2 milhões apenas na arena aquática. A estrutura vai ajudar a impulsionar os esportes aquáticos da capital, gerando novos campeões para representar a cidade e o estado no cenário nacional e internacional”, afirmou Paulo Meyra, diretor de Esportes da Semtel.

Grandes atletas – Salvador é conhecida por ter grandes atletas campeões da natação. Há quase duas décadas, Edvaldo Valério Silva Filho, o Valério Bala (que hoje é responsável pelo gerenciamento técnico da arena), fazia história ao se tornar o primeiro nadador negro brasileiro a ganhar uma medalha olímpica, nas Olimpíadas de Sidney (Austrália), em 2000. Com o início do treinamento na Arena Aquática, na Pituba, a expectativa é que novos talentos sejam revelados, mantendo o legado de conquistas.

De lá para cá, novos nomes nos esportes aquáticos se consolidaram e hoje são referência no país. Os atuais expoentes soteropolitanos são Allan do Carmo, medalhista dos Jogos Pan-Americanos de 2007, das edições dos Jogos Sul-Americanos de 2006 e 2014 e campeão do circuito mundial em 2014; Ana Marcela Cunha, que no último dia 16 foi eleita pela quinta vez a melhor nadadora de maratona aquática do mundo; e Breno Correia, que foi um destaque no último mundial da China e é um dos principais nomes do Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Competições – Por meio da Semtel, a Prefeitura também firmou uma parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) para trazer as competições regionais, nacionais e internacionais para a Arena Aquática da capital. “Salvador é a principal capital do Nordeste e passou muito tempo sem uma estrutura digna para os esportes aquáticos. A cidade vai ganhar essa nova piscina olímpica com um complexo moderno, o que vai ajudar os esportes aquáticos de uma forma exponencial”, comemorou o presidente da FBDA, Diego Albuquerque.

SECOM



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: