Sem categoria

Aprovadas indicações que beneficiam portadores de diabetes e hipertensão

A Câmara Municipal de Salvador aprovou, na terça-feira (16), dois projetos de indicação do vereador Moisés Rocha (PT). A matérias sugerem ao prefeito ACM Neto e ao governador Rui Costa a prioridade de atendimento na rede pública para portadores de diabetes e hipertensão em hospitais, clínicas, UPAs e laboratórios de coleta de sangue credenciados.
Conforme destaca Moisés, entre 2006 e 2016, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8%. Isso significa que a doença passou de atingir 5,5% da população e, agora, atinge 8,9% das pessoas. Entre as mulheres, o índice é de 9,9% e, entre os homens, de 7,8%. Os dados são da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde.
Já a hipertensão atinge mais de 30 milhões de pessoas no Brasil, 80% dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e 60% dos casos de ataque cardíaco, o que faz com que a doença seja considerada silenciosa.
Os dados motivaram Moisés Rocha a sugerir que os gestores municipal e estadual priorizem os portadores de diabetes e hipertensão nas unidades de saúde.(CMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *