GeralNotícias

Disque 100 agora é integrado ao Disque 180

O cidadão será automaticamente encaminhado para o Disque 180 sem precisar refazer a ligação para realizar denúncias específicas

Com o objetivo de dar mais agilidade ao atendimento das denúncias sobre violência contra a mulher, começa a funcionar nesta sexta-feira (11) o redirecionamento automático de ligações entre o Disque 100 (Direitos Humanos) e o Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher).

O que muda?

Agora, quando um cidadão ligar para o Disque 100 com denúncia relativa à mulher, será automaticamente encaminhado para o Disque 180, sem a necessidade de refazer a ligação.

Destino das denúncias

O serviço gratuito de atendimento telefônico funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. As denúncias recebidas são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.

Volume de informações

O balanço anual do Disque 100 indicou para 2017 o total de 3.300 ligações de denúncias sobre violência contra a mulher somente nesse serviço.

Disque 100

Disque 180

O canal recebe demandas relativas a violações de Direitos Humanos, em especial as que atingem populações com vulnerabilidade acrescida como: Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência, LGBT, Pessoas em Situação de Rua e outros, como quilombolas, ciganos, índios, pessoas em privação de liberdade. O canal recebe denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e orienta mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário.

Fonte: Ministério dos Direitos Humanos e Secretaria Nacional de Política para as Mulheres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *