Rota do Chocolate ganha destaque como produto turístico nacional



O município de Ilhéus, no sul da Bahia, ganhou destaque em um ranking do site Gazeta do Povo (Curitiba) relativo às cidades que produzem os melhores chocolates do mundo. A listagem inclui Gramado (RS), Campos do Jordão (SP), Zurique (Suíça) e Hershey (EUA), entre outros lugares.

“O chocolate começa com o cacau, e Ilhéus é considerada a capital brasileira do fruto. É um destino certo para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde a plantação do cacau até a degustação”, mostra a reportagem.

A demonstração do processo produtivo em todas as etapas é exatamente a proposta da primeira estrada temática da Bahia, a Rota do Chocolate, que está sendo implantada no trecho da BA-262 que liga Ilhéus a Uruçuca. O projeto de ambientação da rota é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio das secretarias do Turismo (Setur) e do Planejamento (Seplan), Prefeitura de Ilhéus e a Associação de Turismo de Ilhéus.

O roteiro passa por diversas fazendas de cacau, algumas do século XIX, e permitirá ao turista conhecer também a riqueza histórica e cultural do sul do estado. São fazendas que preservam casarões de arquitetura colonial e um pouco do patrimônio da época áurea do cacau, quando Ilhéus viveu uma fase de fausto. A ambientação da estrada inclui pórticos de acesso e centros de atendimento ao turista.

As ações em andamento para a consolidação da Rota do Chocolate envolvem a construção de uma rede turística organizada, com o aproveitamento da estrutura já existente no local, como hotéis, restaurantes, fazendas e escolas. Estão previstas também a capacitação dos agentes envolvidos com a estrada temática e a qualificação de produtos e equipamentos para o turismo rural.

(Ascom/Setur)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: