Sem categoria

Onde não falta emprego: procura-se programadores

ara entender o quanto a tecnologia transforma a rotina das pessoas, é só pensar em como alguns atos rotineiros mudaram em poucos anos por causa dela. O jornal hoje cabe na tela de um tablet ou mesmo de um smartphone. Há anos, a indústria e o agronegócio estão automatizados, com robôs que montam nossos automóveis e ordenham as vacas que dão o leite que encontramos em caixa nos supermercados.

Isso mostra como as mais diferentes indústrias, até as que parecem à primeira vista analógicas, já fizeram ou estão fazendo a transição para o digital. Até onde menos imaginamos, a tecnologia fez morada.

“A gente não existiria sem tecnologia”, é o que diz Barbara Mattivy a respeito de sua empresa. Barbara é fundadora da Insecta Shoes, uma marca de sapatos ecológicos e veganos. A empresa, que hoje já tem lojas físicas, começou apenas como um e-commerce. Por isso, a figura do profissional de programação sempre foi recorrente em seu negócio.

E não é só por causa das vendas online que a Insecta Shoes depende tanto da tecnologia. A empresa possui um sistema customizado e desenvolvido unicamente para ela, a fim de facilitar a gestão da produção de sapatos. Quando Barbara tem um pedido para enviar ao ateliê, ela faz as combinações de cores e estampas no sistema, que já tem as matérias-primas cadastradas. Esse programa gera tanto as fichas técnicas e tabelas de corte do solado, a serem enviadas aos ateliês, quanto uma planilha com o pedido, que já pode ser cadastrada como produto no e-commerce.

Por isso, se engana quem pensa que só empresas de tecnologia como Microsoft ou Google são mercado de trabalho para programadores: até uma empresa que produz e vende sapatos precisa desse profissional. Também está errado quem acredita que aprender código é algo só para quem almeja trabalhar nesta área. Todo mundo pode aprender, e por isso nasceu a Digital House.

A startup de educação surgiu para formar profissionais digitais para a atual demanda de mais de 200 mil vagas na área de tecnologia em todo o país. Hoje, a escola oferece cursos de Desenvolvimento Web Full Stack para quem quer fazer sites, Desenvolvimento Mobile Android para quem sonha em criar apps e Marketing Digital para quem quer divulgar produtos e serviços na internet. Em cinco meses, formam profissionais prontos para o mercado de trabalho.

Está pensando em fazer uma transição de carreira para trabalhar no mercado digital? Leia dicas de como dar os primeiros passos nessa mudança. (G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *