Prefeitura monta esquema especial para a Festa da Conceição da Praia

Oito de dezembro é o dia da festa da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, momento muito esperado por devotos católicos. E como a Bahia é a terra do sincretismo religioso, adeptos de religiões afro-brasileiras aproveitam a data para reverenciar também Oxum, a rainha das águas doces. Os festejos integram o calendário oficial de eventos do verão de Salvador, que contará com 42 dias de atrações entre atividades privadas, ensaios, réveillon, festivais, lavagens e shows.
A festa católica se inicia com uma novena, entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro. As missas desta sexta-feira (8) começam cedinho, às 5h, e continuam a ser realizadas às 6h, 8h, 12h, 14h30, 15h30 e 17h. O ponto alto da festa ocorrerá às 8h, quando será celebrada uma missa solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Logo em seguida, os fiéis sairão em procissão pelas principais ruas do bairro do Comércio, conduzindo as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José.
Esse ano, o tema da festa é “Com Nossa Senhora da Conceição da Praia somos Igreja: Comunidade dos que creem, dos que promovem a paz, a vida e a missão”. Para revitalizar a festa, a Basílica preparou algumas ações, uma delas será a exposição da relíquia da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres no altar do Santo Cristo. Irmã Dulce foi sepultada na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia em 1992, onde os restos mortais foram depositados até 2009, quando foram transferidos para o Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, localizado no Largo de Roma.
A festa em louvor à Nossa Senhora da Conceição da Praia é a mais antiga festa religiosa do Brasil, comemorada desde 1550. A primeira capela do Comércio foi erguida em taipa a pedido de Tomé de Souza que, segundo relatos, teria ajudado na construção. A igreja atual começou a ser construída em 1739.
Devido às celebrações dedicadas à Nossa Senhora da Conceição da Praia, nesta sexta, feriado regional, as repartições municipais permanecerão fechadas. No entanto, a Prefeitura manterá os serviços essenciais em funcionamento e montará um esquema especial na região do Comércio.
Trânsito – Para garantir que a procissão e a festa ocorram sem interferências, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) promoverá alterações no tráfego de algumas vias da região entre as 5h de sexta e 0h de sábado (9). O tráfego e estacionamento de veículos está proibido nas seguintes vias: Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), Rua Conceição da Praia, Rua Don Macedo Costa, Rua Dr. Manoel Vitorino, Rua Dionísio Martins, Praça Visconde de Cairu, Rua da Bélgica, Rua Corpo Santo e Rua Santos Dumont.
Os veículos provenientes da Avenida da França, com destino à Cidade Alta, terão como opção de tráfego a Rua da Bélgica, em seguida a Avenida Estados Unidos, a Praça da Inglaterra, a Rua Pinto Martins e a Ladeira da Montanha. Aqueles provenientes da Contorno (Avenida Lafayette Coutinho), com destino à Cidade Alta, terão como opção de tráfego a Ladeira do Gabriel e a Ladeira dos Aflitos.
A procissão de Nossa Senhora da Conceição também ocorre nos bairros de Itapuã e Valéria. Em Itapuã, o trânsito começa a ser interditado de maneira gradativa a partir das 16h na Avenida Octávio Mangabeira. A interdição continuará a ser realizada nas ruas por onde a procissão vai passar: nas proximidades da Cruz de São Thomé e na Rua Aristides Milton até a Praça Dorival Caymmi.
Em Valéria, também ocorre interdição progressiva do tráfego, a partir das 15h, com saída do Colégio Nossa Senhora Aparecida, na Rua do Bronze, seguindo pela Rua José Guimarães, Rua da Matriz, Rua Bico Doce, Rua Direta de Palestina, Rua Tânia Duran, entrada do Derba, Rua da Matriz, Rua Boca da Mata, Rua Petronília Décia, Rua Luzimar, Rua das Andorinhas, Rua das Araras, Rua dos Canários, até a Rua Nova Brasília.
Transporte – Para suprir a necessidade dos usuários de transporte público durante o evento, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibilizará três veículos extras da frota reguladora, que estarão disponíveis na Estação da Lapa, das 16h às 23h, e terão roteiros distribuídos nas três áreas da cidade (Orla, Centro e Subúrbio), de acordo com a demanda.
Além das linhas que operam diariamente na cidade, a Semob reforçará o atendimento de quatro linhas de ônibus que atendem aos principais corredores da capital. Os veículos que operam na região do evento terão o itinerário modificado, de acordo com as alterações de trânsito realizadas pela Transalvador.
Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará duas ambulâncias com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. As unidades ficarão estacionadas ao lado da Igreja Conceição da Praia, das 5h às 17h. Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Barris vai operar com um esquema de profissionais reforçado para atender a eventuais transferências de pacientes provenientes da festa.
Ordenamento – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará com efetivo de 80 pessoas, das 7h às 19h, no ordenamento de vendedores ambulantes que foram licenciados pelo órgão até esta terça-feira (5). A iluminação do local foi reforçada com 19 projetores, dois deles com 1.000 Watts. Uma equipe atuará no combate à poluição sonora, nas proximidades da igreja. Além disso, o órgão continuará recebendo denúncias de poluição sonora em sua sede, por meio do Fala Salvador, telefone 156. Agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também atuarão em esquema de plantão para combater a publicidade irregular.
SECOM 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: