Política

Homenagem à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Em apoio à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto, a Câmara Municipal de Salvador realizou, na manhã de ontem terça-feira (22), uma sessão especial com o intuito de debater e refletir o dever da igualdade para inclusão. A atividade foi dirigida pelo presidente do Legislativo, vereador Leo Prates (DEM).
A semana é promovida pela Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes) e este ano traz o tema “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”.
Durante a sessão, que reuniu representantes de diversas instituições da cidade, o presidente Leo Prates destacou alguns avanços de Salvador para a inclusão da pessoa com deficiência como a reforma das calçadas da cidade facilitando a locomoção dos deficientes visuais e de pessoas com dificuldade de locomoção. Fruto de projeto de lei de autoria do vereador, o “Eu Cuido do Meu Passeio” já contou com investimentos da ordem de R$ 10 milhões ao longo de quatro anos.
“Estamos preocupados tanto com a assistência quanto com o desenvolvimento de políticas públicas para a pessoa com deficiência. Aqui na Câmara instalamos este ano a Comissão Permanente da Pessoa com Deficiência para discutir políticas públicas, formular projetos de lei e acompanhar as ações do Executivo. E esse é um grande orgulho para a minha gestão”, disse Leo Prates.

Inclusão

“A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma atividade que envolve as 2.054 unidades da Apae de todo o país com o intuito de chamar a atenção para as potencialidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O que a gente quer é que as pessoas com deficiência conquistem seus direitos e façam parte da sociedade por inteiro”, destacou a superintendente executiva da Apae Salvador, Ângela Ventura.
Ao seu lado na mesa estavam três alunos da Apae e que hoje compõem o Núcleo de Autodefensores da instituição. Os jovens Pâmela Rocha, Débora Gil e Jônatas Rosário discursaram com desenvoltura. Já a música do evento, ficou por conta do tecladista Thales Ribeiro, membro da Banda Opaxorô, formada por alunos da Apae.
“É gratificante lutar por nosso direito de ir e vir. Hoje a sociedade já nos aceita melhor e tem menos preconceito e é para isso que nós trabalhamos na Apae. Para que não nos botem apelidos e não discriminem”, afirmou Pâmela. “Estamos aqui para falar em nome de todos os alunos e lutar contra o preconceito”, disse Débora Gil, que também é atriz e faz parte do Núcleo de Teatro da associação.
Diretora-geral da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD), Risalva Telles, disse que apesar dos avanços necessários o setor tem obtido conquistas. “A própria criação da UPCD pela prefeitura já mostra que a prefeitura tem uma grande disposição com o setor. Nosso trabalho é garantir que tudo que seja executado pelo município seja articulado para a pessoa com deficiência”, pontuou Risalva.
“Temos tido importantes conquistas, mas temos muito o que caminhar ainda. Participo desta sessão em apoio a esse ato que chama a atenção das pessoas, não só do poder público, para a importância dos portadores de necessidades conquistarem uma plena inclusão. Esse é meu sonho”, disse dona Lolla, presidente da Federação Baiana das instituições de Reabilitação (Febiex).
Também fizeram parte da mesa da sessão o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Antônio Carlos Barbosa e o presidente do Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral, Pedro Guimarães. Participaram da atividade os vereadores Ricardo Almeida (PSC) e Henrique Carballal (PV).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *