EleicõesMunicípiosNotíciasPolíticaSalvador

Confira lista das 52 cidades em que a biometria é obrigatória

Tribunal Eleitoral Regional da Bahia (TRE-BA) informou nesta segunda-feira (3) que 52 cidades da Bahia estão em processo obrigatório de recadastramento biométrico. A lista do municípios, que inclui Salvador, pode ser consultada no site do órgão. Os eleitores devem concluir o recadastramento biométrico até 31 de janeiro de 2018.

Das 52 cidades, em quatro delas, Muniz Ferreira, Coronel João Sá, Ubatã e Ibirapitanga, os eleitores devem fazer o recadastramento até 31 de julho.

Ainda segundo o TRE, até esta segunda-feira, apenas 20% do total de eleitores que devem cadastrar a biometria até janeiro do ano que vem já estão com o processo regularizado. O órgão informou que 4.255,573 eleitores das 52 cidades da Bahia devem fazer o recadastramento, mas apenas 862.518 fizeram a biometria. O tribunal destaca que outros 43 municípios baianos já finalizaram o recadastramento biométrico.

Biometria

O método é automático e de reconhecimento individual. O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, fotografia e assinatura digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. O recadastramento serve ainda para atualizar o cadastro de eleitores.

Para fazer o recadastramento, o eleitor precisa apresentar a original de um documento oficial com foto (RG, CNH, carteira profissional e/ou passaporte), além de um comprovante de residência recente (três meses) em nome do solicitante ou de parente (com comprovação de parentesco).

Aqueles que tiveram os dados cadastrais alterados, por entre outros motivos, casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório de alteração das informações.

Antes de comparecer ao cartório, conforme o TRE-BA, é necessário que o eleitor consulte a existência de débitos com a Justiça Eleitoral, no site do órgão. Caso exista débito, a multa deverá ser paga previamente. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no momento do atendimento. Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio do número (71) 3373-7000.

Na capital baiana, o recadastramento está sendo realizado em postos do SAC, em prefeituras-bairros, na Assembleia Legislativa da Bahia, além da central de atendimento do TRE-BA.(G1)

4 thoughts on “Confira lista das 52 cidades em que a biometria é obrigatória

  • Neidilane

    Lauro de Freitas tera que fazer o cadastramento biométrico?

    Resposta
  • Josemiro

    Cachoeira tem que fazer o recadastramento biométrico

    Resposta
  • Rafael dos Santos Carvalho

    Cadê a lista???

    Resposta
  • VALDILENE RIBEIRO DE JESUS

    Em bom jesus da lapa vai obrigatório a biométria

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *