PolíticaSalvadorSem categoria

Projeto Câmara Itinerante será iniciado durante o Festival da Cidade

A Câmara Municipal promoverá ações que integram a programação dos festejos de 468 anos de Salvador, comemorado no dia 29 deste mês. Entre os dias 25 e 2 de abril ocorrerá uma série de atividades culturais e lançamentos de obras na cidade.  Presente hoje (20) à entrevista coletiva onde o prefeito ACM Neto detalhou a programação, no Teatro Gregório de Mattos, o presidente do Legislativo, vereador Leo Prates (DEM), anunciou que no dia 27 de março estreia o programa Câmara Itinerante.
Na ocasião, os vereadores de Salvador estarão reunidos, no Sol Barra Hotel, a partir de 14h30, com os moradores das localidades compreendidas na Prefeitura-Bairro Barra/Pituba.
“Nosso objetivo é que o maior legado desta gestão seja a aproximação entre o cidadão e a Câmara de Salvador. E, por isso, o Legislativo municipal estará nos bairros para debater e ouvir os anseios da população soteropolitana”, frisou Prates.
Para a quinta edição do Festival da Cidade estão previstas apresentações teatrais, circenses, shows musicais, mostras gastronômicas, grafitagem, exposições, feiras livres e atividades esportivas em 27 locais da cidade.
E serão realizadas diversas intervenções, como a requalificação da Avenida Sete de Setembro, no Centro. O prefeito também anunciou que vai inaugurar postos de saúde no Vale das Pedrinhas e em Bom Juá, além de entregar 2.034 títulos de terra através do Programa de Regularização Fundiária. Dentre as inúmeras ações, a Prefeitura vai promover a requalificação do Cristo da Barra. A indicação é de autoria de Leo Prates.
“O Cristo da Barra é mais antigo, inclusive, que o do Rio de Janeiro. Trata-se de uma importante ação da Prefeitura em prol da preservação do patrimônio histórico-cultural de Salvador”, avaliou Prates.
Autor do Projeto de Lei (622/2013) que originou a Lei do Tombamento (que estabelece a instituição de normas de proteção e estímulo à preservação do patrimônio cultural de Salvador), Leo Prates também comemorou o anúncio do tombamento do Cristo da Barra e da Pedra de Xangô, em Cajazeiras. Este último local é sagrado para os adeptos do candomblé. Este marco legal prevê que o Executivo municipal pode realizar tombamentos do patrimônio da cidade. Antes, essa prática somente era possível na esfera federal, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e no âmbito estadual pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).
Também presente ao lançamento da quinta edição do Festival da Cidade, o vereador Felipe Lucas (PMDB) avaliou que “o prefeito ACM Neto presenteia Salvador, em seu aniversário, com uma série de eventos e inaugurações de obras”.
Já Paulo Magalhães Júnior (PV) ressaltou que “o prefeito vem resgatando a autoestima de salvador. E a cidade merece uma comemoração em grande estilo pelo seu aniversário de 468 anos”.
Os vereadores Cézar Leite (PSDB) e Joceval Rodrigues (PPS) também prestigiaram o evento.
Inauguração das salas de comissões
Outra ação da Câmara Municipal de Salvador que integra as comemorações dos 468 anos de Salvador é a inauguração das salas de comissões Yolanda Pires, Laurentina Pugas e Antônio Lima. Homenageando ex-vereadores, o evento está previsto para o dia 28 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *