NotíciasPolíticaSalvador

Projeto de Joceval reivindica criação de banheiros inclusivos

Autor do Projeto de Lei nº 83/2022 que determina a criação de banheiros inclusivos, em locais de grande circulação, que poderão ser utilizados por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de qualquer idade, que necessitem de acompanhante, o vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) afirma que é inadmissível não lutar por adequações que atendam a todos da sociedade.

No Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho, Joceval Rodrigues enfatizou: “Datas como essas fortalecem a reflexão e a compreensão sobre as especificidades das pessoas com autismo. Também chamam a atenção para as condições que a nossa sociedade e o nosso Estado oferecem a essas pessoas e suas famílias”.

Segundo dados o Center of Deseases Control and Prevention, existe mundialmente um caso de autismo para cada 100 pessoas. Com base neste número é mensurado que no Brasil vivem cerca de dois milhões de autistas.

 “Temos recursos e tecnologias que nos colocam na posição de sermos responsáveis pelo bem-estar do próximo. Coloquei à disposição esse projeto e pretendo seguir adiante pela causa, não só em Salvador, mas em toda a Bahia”, pontuou Joceval.

Em sua proposição, o vereador destaca que é comum que pessoas com Transtorno do Espectro Autista necessitem de acompanhante para fazer o uso do banheiro em segurança. “Assim, é indispensável que os estabelecimentos comerciais e educacionais estejam preparados para ofertar um lavabo com acesso livre aos responsáveis, sem que haja qualquer constrangimento”, pontua na justificativa da matéria.

Orgulho Autista

Criado em 2005, o Dia Mundial do Orgulho Autista tem a intenção de demonstrar à sociedade que o portador do TEA não tem uma doença, mas apenas apresenta condições e características especiais. O autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva a um déficit, em maior ou menor grau, em pelo menos uma das seguintes áreas: interação social, comunicação e comportamento.

Câmara Municipal de Salvador 

(Foto: VC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *