NotíciasSalvadorTecnologia

Prefeitura e Google oferecem formação gratuita em computação em nuvem

Um projeto da Prefeitura de Salvador em parceria com o Google Cloud vai viabilizar o acesso gratuito ao programa Google Cloud Computing Foundations, para a formação em computação em nuvem. As aulas serão disponibilizadas no Google Cloud Skill Boost, cujo acesso poderá ser feito pela plataforma Salvador Tech (salvadortech. salvador. ba. gov. br).  

A atividade é destinada a quem tem pouca ou nenhuma experiência no tema e esteja interessado em trabalhar com infraestrutura, análise de dados e desenvolvimento de aplicações que rodam na nuvem. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30 e as aulas terão início na primeira semana de julho.  

O curso Google Cloud Foundations tem 11 horas de aulas teóricas e 24 horas de laboratório com atividades práticas. Ao final, os alunos saberão descrever conceitos relacionados à computação em nuvem, Big Data e Machine Learning, além de demonstrar algumas habilidades práticas.  

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda, Mila Paes, a iniciativa faz parte da estratégia de desenvolvimento econômico, formação e gestão dos talentos. “É um pilar essencial para viabilizar a transformação econômica do município e tem como objetivo ampliar as oportunidades, criando, em Salvador um ambiente favorável para atração e implantação de empresas de base tecnológica”, destaca. 

O diretor da Salvador Tech e Criativa, Leandro Lima, ressalta um dos principais elos de transformação da nova economia passa pela capacitação e, principalmente, pela gestão de talentos. “Poder contar com o Google Cloud neste projeto é posicionar Salvador no hall de cidades que possuem um novo olhar na construção de novos vetores econômicos, tendo como base as carreiras digitais e a tecnologia”, afirma. 

“Temos o compromisso com o Brasil de oferecer treinamento e conhecimento em tecnologia para mais pessoas, ajudando a aumentar a força de trabalho no país. Projetos como este da Prefeitura de Salvador retratam a força deste compromisso, uma vez que nossa intenção é garantir que a adoção de tecnologias em nuvem crie oportunidades para novas carreiras, especialmente os jovens”, declara o head de Cloud Education do Google para a América Latina, Fabio La Selva. 

Módulos – Os módulos do Google Cloud Computing Foundations vão abordar  

os seguintes temas: Introdução ao curso; Então, o que é essa tal de nuvem?; Comece com uma plataforma sólida: Use o Google Cloud para criar apps; Onde armazenar isso?; Tem uma API para isso!; Como é possível proteger a nuvem?; É bom criar redes; Conte com o Google para cuidar de tudo; Você tem os dados, mas o que está fazendo com eles?; Deixe as máquinas fazerem o trabalho. 

Salvador Tech – Lançada em fevereiro deste ano, a Plataforma Salvador Tech faz parte da política pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e tem como objetivo promover a inclusão digital e social, por meio da oferta de cursos gratuitos do ecossistema de tecnologia, na modalidade on-line, bem como cursos básicos e informativos que auxiliam na jornada de aprendizado e de conhecimento do mercado de trabalho tech. 

Desde o lançamento, a Salvador Tech já conta com mais de 30 mil acessos, 5 mil usuários cadastrados e mais de 120 cursos ofertados nas quatro trilhas de formação disponíveis (conhecimentos básicos, informações sobre carreiras, desenvolvimento de soft skills e cursos de formações tech). 

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *