NotíciasSalvador

Feriado de São João em Salvador terá operação especial de transporte

Para garantir o deslocamento de quem optar por aproveitar o feriadão de São João sem sair de Salvador, a Secretaria de Mobilidade (Semob) preparou uma operarão especial para o transporte público coletivo. Ônibus, taxis, mototaxis, veículos por aplicativo e os ascensores contarão com atenção especial nos dias e locais onde ocorrerão as festas com maior movimentação de público nos próximos dias. 

Em razão do grande fluxo de saída da cidade em direção ao interior e outros estados, a frota de ônibus será reduzida nesta quinta-feira (23), assim como na sexta-feira (24), devido ao feriado de São João. Já no final de semana, a operação de transporte ocorrerá normalmente. 

Para quem optar por aproveitar a festa na região do Centro Histórico, ônibus reguladores foram disponibilizados na Estação da Lapa, e serão utilizados, entre 22h e 3h do dia seguinte, de acordo com a demanda de usuários. Frota reguladora também foi disponibilizada na Estação Mussurunga para atender os usuários na saída dos shows do Parque de Exposições. 

Para a realização da festa junina na praça João Martins, em Paripe, linhas de ônibus que passam pela região terão seu itinerário modificado na quinta e sexta-feira (23 e 24). As linhas que circulam no sentido Centro deverão acessar o antigo final de linha da Cocisa, Rua Eduardo Dotto, Rua Santa Filomena, BA-528, Avenida Almirante Tamandaré e a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), de onde seguem o itinerário normal. Já as linhas em direção ao bairro devem acessar, a partir da Avenida Suburbana, a rua Almirante Tamandaré, BA-528, Rua Santa Filomena, e Rua Eduardo Dotto, até o antigo final de linha da Cocisa. 

Transporte individual – Para garantir o conforto daqueles que optarem por utilizar serviços de táxi, mototáxi e veículos por aplicativo, assim como dos operadores deste tipo de transporte, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) instalou pontos provisórios em locais privilegiados nas duas principais áreas de festejos juninos de Salvador: Centro Histórico e Parque de Exposições (Paralela).  

No Parque de Exposições, onde serão realizados shows entre os dias 23 de junho a 2 de julho, a via marginal em frente à entrada do evento estará liberada para o acesso do público em geral até 1h após o início dos shows. Após este período, o trecho será de acesso exclusivo de táxis, mototáxis e ônibus.   

Os veículos particulares e por aplicativo deverão utilizar como embarque e desembarque a faixa à direita da via principal, ao lado do canteiro que a separa da marginal. Os ônibus que atendem o local farão o embarque e desembarque de passageiros no ponto logo após a passarela.  

Já no Pelourinho, o ponto de táxi localizado no Terreiro de Jesus será mantido. Porém, caso seja necessário o bloqueio da via pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), este será transferido para as imediações do Museu da Misericórdia, ao lado da Praça da Sé. Um ponto de mototáxi também será instalado neste local, facilitando o embarque e desembarque de passageiros nas proximidades da festa.  

Ascensores – O Elevador Lacerda funcionará diariamente, até o próximo domingo (26), das 7h às 0h. Já os planos inclinados Gonçalves, Pilar, Liberdade – Calada e o Elevador do Taboão funcionarão normalmente na quinta-feira (23). Na sexta (24), todos estarão fechados, assim como durante o final de semana, com exceção do Plano Inclinado Liberdade – Calçada, que funcionará no sábado (25), das 7h às 13h. 

Agentes de trânsito e transporte estarão em diversos pontos da cidade para orientar os usuários sobre a operação de transporte durante o final de semana. 

SECOM

Foto: Bruno Concha/Secom 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *