EducaçãoNotíciasSalvador

Fanfarras de escolas municipais voltam a desfilar no 2 de Julho

Depois de dois anos suspenso devido à pandemia de Covid-19, o cortejo em celebração à Independência do Brasil na Bahia volta a ser realizado em Salvador neste ano de 2022. Em cinco escolas municipais, as fanfarras já estão nos preparativos finais para fazer uma linda apresentação ao público.

Um dos grupos a se apresentar é a Marcial Alexandrina Santos Pita (Famasp), em Pirajá. Composto por 85 músicos, sendo alunos e ex-alunos da Escola Municipal Alexandrina Santos Pitta, o grupo desfila na tarde de sexta-feira (1º), em Pirajá, e no sábado (2), também no turno vespertino, no trecho que vai da Praça Municipal ao Campo Grande.

Para o desfile de retomada, a Masp Show preparou um repertório especial, com músicas cívicas e sucessos da atualidade. De acordo com o regente Emerson Brito, este é o momento mais aguardado durante o ano.

“São mais de quatro horas de apresentação, adaptada a cada público presente ao longo do percurso. É um desfile pensado só para o 2 de Julho”, pontuou.

A Famasp existe desde 1998 e tem integrantes de diversas idades, desde crianças a adultos, que aprendem a tocar um instrumento, ler partituras, se capacitar como músicos e até mesmo competir com outras bandas marciais. A sede da banda coleciona troféus e boas histórias, que refletem na grande expectativa do grupo em poder voltar a representar a cidade durante o desfile de Independência.

“Estamos nos preparando para fazer uma ótima apresentação para o público. Eu mesmo venho de outro bairro duas ou três vezes na semana para ensaiar e aprimorar a execução das canções. Acredito que vamos dar uma animada legal no público na avenida”, declarou um dos músicos, Alexandre Souza.

Já a estandarte da Famasp, Emily Oliveira, disse que voltar a fazer os desfiles traz uma ansiedade muito boa. “Tô muito animada”, pontuou.

As demais fanfarras municipais que se apresentarão no desfile do 2 de Julho são, pela manhã, as da Escola Municipal Teodoro Sampaio (Famtesa), situada em Santa Cruz, e da Escola Municipal de Fazenda Coutos (Fanfac). À tarde, além da Famasp, também participam do ato cívico as fanfarras das escolas municipais da Palestina (Famup) e Barbosa Romeu (Bams’c), do bairro de São Cristóvão.

SECOM

Foto: Otávio Santos/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *