Notícias

Museus oferecem diversas exposições e oficinas gratuitas durante a Semana dos Museus

Baianos e turistas têm a oportunidade de participar de oficinas gratuitas e visitar exposições realizadas no Palacete das Artes e no Museu de Arte Moderna da Bahia neste fim de semana. Os equipamentos oferecem vasta programação ligada à Semana de Museus, que este ano está sendo comemorada entre os dias 16 e 22 de maio. Entre as atividades oferecidas estão oficinas de cerâmica e de pintura, visitas guiadas e exposições artísticas.

O diretor-geral do MAM, Pola Ribeiro, destaca a importância da iniciativa para trazer o público mais para perto. “Para a gente, a Semana do Museu é todo dia, de domingo a domingo. Mas é sempre bom ter uma semana onde o foco da sociedade toda se volta para isso. É incrível porque aumenta o público, o número de escolas, de demandas”. Para ele, o museu é um importantíssimo equipamento cultural. “Nas cabeças das pessoas é lugar de coisas antigas, mas na verdade é um equipamento de propulsão. Olhando-se para o museu, é possível se lançar para frente e isso é muito importante neste momento em que temos que reconstruir, da linguagem às memórias, e isso não pode ser feito superficialmente, sem estarmos olhando para o passado e para o cotidiano”, reflete.

Gustavo Vieira, turista do Ceará, é estudante de Jornalismo e está visitando a Bahia. Ele aproveitou para conhecer o MAM, localizado no Solar do Unhão, importante ponto turístico de Salvador. “Eu vim para um congresso de comunicação e estou aproveitando para conhecer a cidade, conhecer o museu. Achei incríveis as obras de arte que tem aqui, gostei de perceber, de ter essa identidade, pois sou negro e estou vendo obras de pessoas negras sendo expostas. Isso é incrível para mim”.

Curador do MAM e da mostra, Daniel Rangel destaca que o horário de funcionamento das exposições é de terça a domingo, das 13 às 18h. “Mas espaço fica aberto até às 21h, porque nós temos cinema, as oficinas que estão sendo realizadas e mais três exposições em cartaz. O MAM é um espaço de diálogo, de encontros. A gente encontra arte, cultura, a gente se encontra com a beleza do patrimônio natural, artístico, imaterial. É um local na cidade que é único, um privilégio, onde está o terceiro Museu de Arte Moderna do Brasil e um dos mais importantes atualmente na América Latina.

Palacete das Artes

A coordenadora da Oficina de Cerâmica Experimental do Palacete das Artes, Marlice Almeida, destaca as oficinas gratuitas oferecidas no local. “São oficinas abertas ao público adulto e para crianças. Neste sábado teremos oficinas de pinturas com os artistas que estão participando da exposição com recorte na arte contemporânea na Bahia. Também teremos oficinas de cerâmica ligadas à exposição Estações Primaveris, assim como em relação à exposição de Israel Kislansky. Quem quiser participar liga antes para saber os dias das oficinas e faz a sua inscrição gratuita”. 

Radicado em São Paulo, o escultor baiano Israel Kislansky está com exposição aberta no Palacete das Artes, onde também oferece oficinas de cerâmica durante a Semana dos Museus. “O museu é um lugar de diálogo muito importante para s sociedade, com toda a sua contemporaneidade. Diferente das galerias de artes, que têm um aspecto naturalmente mais comercial, os espaços institucionais, sejam museus ou centros culturais, são justamente os espaços onde o artista contemporâneo pode e deve dialogar com a sociedade. Hoje os museus se tornaram algo muito mais amplo”, explica.

A comerciante Carmem Quireza aproveitou a tarde desta sexta-feira (20) para visitar o Palacete das Artes com a sobrinha e amigas. “É um lugar pacífico, agradável, adoro ver obra de arte, me acalma, me traz paz. Então eu vim com minha sobrinha e achei muito bonito. Acho o Palacete um lugar lindo e fiquei encantada com essa exposição, com esses corações. Eu amo coração”.

Inscrições

Informações e inscrições para os eventos no Palacete das Artes podem ser feitas pelo telefone (71) 3117-6986. Já para o MAM, basta entrar no site mam.ba.gov.br, onde todas as informações estão disponíveis. Os demais museus ligados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), também oferecem exposições, palestras, oficinas e outras atrações durante todo o fim de semana. Mais informações podem ser obtidas no endereço dimusbahia.wordpress.com.

Repórter: Raul Rodrigues

SECOM

(Foto: internet)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *