CiênciaNotícias

Cientistas criam painéis solares capazes de gerar energia à noite

Se o sol só aparece durante o dia, como painéis solares podem gerar energia à noite? Engenheiros da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, descobriram. De madrugada o ar é mais frio, e a diferença de temperatura — não o sol — pode ser explorada para gerar energia com a ajuda de uma célula fotovoltaica.

De forma simplificada, a energia solar é gerada quando a energia do sol é irradiada para um painel solar relativamente frio. Então, as células solares do painel, feitas de camadas de um material semicondutor — geralmente silício — geram um fluxo de eletricidade.

A diferença do painel solar criado em Stanford é a presença de um dispositivo que incorpora um gerador termoelétrico capaz de retirar eletricidade da diferença de temperatura entre a célula fotovoltaica do painel e o ambiente ao seu redor.

A energia produzida por esses painéis à noite ainda não é muita, mas é suficiente para carregar um telefone celular ou uma luz de LED. Pode parecer pouco para quem tem acesso fácil à energia elétrica, mas, como lembraram os engenheiros no resumo da pesquisa, em áreas remotas os painéis podem ser de grande utilidade, fornecendo uma fonte renovável de eletricidade fora da rede de distribuição tradicional.

Outra vantagem dos painéis criados na universidade é que eles eliminam a necessidade de armazenar energia em baterias — que envolvem altos custos de produção e descarte — em locais fora da rede elétrica.

A equipe da pesquisa afirmou à revista New Scientist que a configuração do painel ainda pode ser melhorada para gerar mais energia e não há dificuldades intrínsecas para escalar o sistema em um produto comercial.

Artigo: Applied Physics Lettershttps://doi.org/10.1063/5.0085205.

(Tecmundo)

(Foto: internet)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *