Meio AmbienteMunicípiosNotícias

Em período do defeso, Inema apreende e devolve 10 mil Caranguejos-uçá aos manguezais

Encerraram, nesta segunda-feira (07), as ações planejadas de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) no combate a pesca predatória do Caranguejo-uçá durante a andada deste ano de 2022. Nesta segunda etapa do Período de Defeso, ocorrida entre os dias 02 e 07 de fevereiro, foram realizadas ações de fiscalização nas regiões do Extremo Sul, Baixo Sul, Recôncavo, Baía de Todos os Santos e Litoral Norte, contabilizando um total de 10 mil indivíduos da espécie que foram apreendidos e devolvidos aos manguezais.

As ações aconteceram de forma simultânea, com fiscalização nos portos, mangues e feiras livres de várias cidades, visando coibir a captura e o armazenamento da espécie no período da andada. Uma barreira de fiscalização também foi instalada com o objetivo de impedir o transporte e comercialização irregular do caranguejo nas estradas. Além disso, foram realizadas ainda ações de educação ambiental e sensibilização junto às comunidades marisqueiras das regiões.

Além do auxílio de agentes de fiscalização das Prefeituras de Conde (Litoral Norte) e de Jaguaripe (Recôncavo), as equipes de fiscalização também contaram com o apoio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) de Salvador, da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) de Porto Seguro e da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar de Santo Amaro.

“andada” é o nome dado ao período reprodutivo do Caranguejo-uçá, no qual os machos e fêmeas saem das tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis à pesca predatória. Ela pode ocorrer de novembro a março, com picos em janeiro, e geralmente se inicia um dia após a lua cheia ou nova, prolongando-se por até seis dias.

Todo ano o Inema realiza operações de fiscalizações que visam coibir a captura, o transporte e a comercialização desses animais nos períodos da andada, definidos na Portaria SAP/MAPA n° 325, de 30/12/2020. A primeira etapa deste ano de 2022 aconteceu entre os dias 03 e 08 de janeiro. Nesse período, as ações realizadas nas feiras livres de Salvador contabilizaram um total de 1.000 apreensões da espécie Uçá.

As próximas etapas estão previstas para acontecer entre os dias 03 e 08 de março (último período de lua nova), 17 e 22 de fevereiro e 19 a 24 de março (períodos de lua cheia).

Para denunciar crimes ambientais, basta acionar o Disque Denúncia do Inema, através do número: 08000 71 1400. Em caso de necessidade, a denúncia também pode ser realizada anonimamente.

INEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *