MunicípiosNotíciasSalvador

Veja as praias impróprias para banho

Os critérios adotados pelo Inema estão definidos na Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000. Adotou-se a Escherichia coli como indicador microbiológico, para avaliação da restrição. A E. coli é uma bactéria abundante em fezes humanas e de animais, tendo somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.

A amostragem é feita, preferencialmente, no dia de maior afluência do público às praias. A balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no  mesmo local ou  o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.

Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica (Baseado no Art. 3º, §º1, CONAMA 274/2000).

Baixe o aplicativo “Vai Dar Praia”, disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS, e confira a qualquer momento as informações sobre a qualidade das praias.

Veja abaixo a lista das praias impróprias para banho, divulgada no dia 14/01/2022:

Salvador

São Tomé de Paripe (em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia), Periperi  (na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea), Penha (em frente à barraca do Valença), Bogari (em frente ao Colégio da PM (antigo Colégio João Florêncio Gomes), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família, em frente à ladeira que dá acesso à praia), Roma (rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso à praia, fundo do Hospital São Jorge), Marina Contorno (na Av. Contorno, entre a Marina e o Restaurante do Amado) e Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas).

Costa dos Coqueiros

Vilas do Atlântico (trecho situado entre a Praia de Paquetá e Leblon).

Baía de Todos-os-Santos

Cabuçu (em frente às barracas da Rua do Porto) e Gameleira (em frente à Cruz da Gameleira).

Costa do Descobrimento

Nenhum praia foi considerada imprópria para o banho

Costa do Cacau

Concha (em frente às barracas de praia, próximo à desembocadura do Rio de Contas),  Marciano (próximo ao Bar Litrão), Malhado (próximo à escultura da sereia), Avenida (próximo à lanchonete Subway), Cristo (próximo à Barraca Point Conde Badaró), Sul (em frente às barracas, acesso Km 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus) e Olivença (100 metros após a foz do riacho).

(INEMA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *