NotíciasPolíticaSalvador

Ato em defesa da manutenção do Arquivo Público do Estado da Bahia

Presidente da Comissão de Cultura, o vereador Sílvio Humberto (PSB) participou do ato em defesa da manutenção do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) no imóvel Quinta do Tanque, na terça-feira (30 de novembro), na Baixa de Quintas, em Salvador. A mobilização convocada pela Associação Nacional de História (ANPUH-BA) e Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA) teve objetivo de chamar atenção para a necessidade de suspensão definitiva do leilão.

“Nossa memória não pode estar à venda! O Arquivo Público é identidade, patrimônio, história!  É inaceitável que um equipamento do século XVI, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e em funcionamento como sede do Arquivo Público desde 1980 esteja sob leilão. É preciso reconhecer que o APEB é de suma importância para a história do movimento negro, da Bahia e do Brasil.  Reafirmamos nosso compromisso e colocamos nosso mandato e lugar enquanto Comissão de Cultura à disposição da causa! ”, defendeu o vereador.

O equipamento, que recebeu o prêmio Memória do Mundo pela Unesco, teve leilão suspenso por 60 dias após alerta do Ministério Público da Bahia ao Judiciário sobre os riscos e possíveis perdas dos arquivos com ausência de um plano de salvaguarda e preservação com a venda do imóvel.

Câmara Municipal de Salvador

(Foto: Carol Garcia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *