Meio AmbienteNotícias

Comissão recebe ministro de Minas e Energia para debater exploração de petróleo próximo a Noronha

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados recebe na quarta-feira (1º) o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para discutir os impactos da exploração de petróleo na Bacia de Potiguar.

Localizada entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, a bacia está muito próxima aos santuários ambientais de Fernando de Noronha e Atol das Rocas. A inclusão da área na 17ª rodada de licitação de blocos para exploração de petróleo e gás da Agência Nacional de Petróleo (ANP) gerou protestos de ambientalistas e de entidades ligadas ao turismo.

A audiência pública atende a requerimento do deputado Felipe Carreras (PSB-PE). O pedido inicial era pela convocação (quando a presença da autoridade é obrigatória) do ministro, mas foi transformado em convite pela comissão.

Na avaliação de Carreras, a oferta da exploração da Bacia de Potiguar é um tema de alta “complexidade” e eventuais deslizes no licenciamento ambiental podem levar a um novo “vazamento” de óleo na costa brasileira. Ele lembra que o episódio ocorrido em 2019 impactou a biodiversidade e o turismo no litoral nordestino.

O deputado aponta ainda que os estudos técnicos, liderados pelos ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia, que embasaram a liberação do bloco para exploração de petróleo não são conclusivos e levam a um entendimento de “caráter precário”.

A comissão aprovou a convocação do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, mas ainda sem data definida para o encontro.

A reunião com Bento Albuquerque será realizada no plenário 9, a partir das 15 horas.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *