InternacionaisNotíciasSaúde

Médicos fazem transplante de rim de porco para uma pessoa pela primeira vez

Em um feito inédito, cirurgiões dos Estados Unidos fizeram um transplante de um rim de porco para uma paciente humana com sucesso, sem que o corpo rejeitasse o novo órgão.

A cirurgia aconteceu em Nova York, no centro médico acadêmico NYU Langone Health. O rim usado no procedimento veio de um porco modificado geneticamente para eliminar as moléculas que poderiam levar à rejeição do órgão na paciente humana, segundo informações da agência de notícias Reuters.

O procedimento pode representar o fim da angústia de milhares de pessoas que aguardam transplante de rim nos sistemas de saúde do mundo todo.

O transplante experimental foi feito em uma paciente com morte cerebral. Os familiares autorizaram a cirurgia antes que os equipamentos que a mantinham viva fossem desligados. O experimento foi conduzido pelo médico-cirurgião Robert Montgomery.

Ao jornal americano The New York Times, o professor de transplantes Dorry Segev, da Escola de Medicina Johns Hopkins, que não participou da pesquisa, disse que a ciruirgia é um grande avanço. “Mas ainda precisamos saber mais sobre a longevidade do órgão”, afirmou.

Atualmente, mais de 50 mil pessoas esperam por um transplante de algum órgão no Brasil, segundo dados do Minitério da Saúde divulgados pela CNN Brasil. A maior parte dos pacientes aguardam por um rim ou uma córnea.

Nos Estados Unidos, a estimativa é de que mais de 90 mil pessoas esperam por um novo rim.

(Tecmundo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *