ItaparicaNotíciasVera Cruz

Ilha de Itaparica: Vera Cruz e Itaparica escolher a melhor praia é difícil

Chegando na Ilha de Itaparica não é fácil escolher para onde ir,ao desembarcar em Bom Despacho durante o trajeto pela BA 001 ligando a ilha a Nazaré das Farinas se ver várias praias que parece não ter fim. Em cada localidade que pertence a essa maravilha  tem suas peculiaridades,se orgulha de ter a melhor praia.Em todas as localidades encontramos encantadoras praias de frente  para a Baía de Todos os Santos.
Na Ilha de Itaparica a ocupação urbana se concentrou na faixa litorânea voltada para o Atlântico. Ao longo da praia remanescente de vilas de pescadores, de aldeias indígenas e igrejas jesuítas serviram de base para as novas povoações. Em sequência, partindo de Terminal de Bom Despacho – atracadouro do Ferry Boat – encontramos as localidades de Gameleira, Jaburu, Mar Grande, Ilhota, Gamboa, Penha, Barra do Gil, Taipoca, Coroa, Barra do Pote, Conceição, Barra Grande, Praia do Surf, Tairú, Aratuba, Berlinque e Cacha Pregos.
Na Contra Costa como é conhecida a costa da Ilha voltada para a Baía de Todos os Santos, a ocupação urbana se deu em localidades que se mantiveram cercadas de exuberante vegetação nativa. Partindo de Cacha Pregos encontramos o povoado de Catú, Jiribatuba, Matarandiba, Baiacu, Mocambo, Itaparica, Ponta de Areia, Amoreiras Manguinhos, Porto Santo e, por fim, chegamos ao nosso ponto de partida o Terminal de Bom Despacho.
De Gameleira até Aratuba as praias possuem um quebra-mar natural. Os belos recifes das pinaunas formam piscinas naturais a alimentação de moluscos e crustáceos são a mesa farta e afrodisíaca dos ilhéus. Em toda a ilha de Itaparica belíssimas praias são denominadas pelo nome da localidade que pertence.
Visite a Ilha de Itaparica
Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *