NotíciasOpiniãoTurismoVera Cruz

Dez praias da Ilha de Itaparica que você precisa visitar

Uma cidade banhada pela Baia de Todos os Santos, encontrar praias aconchegantes com águas tranquilas não seria muito difícil, pois a natureza se encarregou de moldar desta forma. O Visão Cidade selecionou 10 praias do município de  Vera Cruz com muita representação dentro e fora do estado.
Praias belas é o que não falta. Com informações de cada comunidade podemos descrever as características de cada uma delas.Coroa, Mar Grande, Barra do Gil, Penha, Taipoca, Conceição, Barra Grande, Aratuba, Pedrão e Cacha Pregos em Vera Cruz se você conhece essas praias, conte sua experiência podendo-se encontrar muitas outras prais dentro do município. Falta o incentivo para o desenvolvimento turístico e cultural de cada uma delas.
Para chegar as praias tem quatro opções via Ferry Boat, Lanchas, BR 101 e aérea através da pista do Aeroclub de Itaparica.


Conheça as praias
 
Cacha-Prego é uma das praias mais isoladas da Ilha de Itaparica. Seu acesso é feito pela rodovia BA-001,A praia tem areias brancas, mar calmo e profundo de um lado e manguezais do outro e se concentra no extremo sul da ilha. A água escura é devido ao contato com o rio e forte correnteza, é cercada por um coqueiral e tem vista para a Ponta do Garcez, que fica localizada em Valença. A praia é movimentada e dali saem passeios de barco para a região conhecida como Pantanal Baiano. Uma vila de pescadores também fica nos arredores desta praia.

Barra do Gil Praia com uma beleza inigualável e tranquilidade peculiar, é considerada uma das melhores opções da cidade. Ideal para todos, esse lugar encantador conta com uma boa faixa de areia batida e grossa, seu mar é calmo e de águas azuis, muito convidativo para um refrescante mergulho. Cercada por belos coqueiros, Barra do Gil dispõe de boa infraestrutura, com quiosques que servem petiscos e bebidas, além de fornecerem mesas e guarda-sol. É uma boa opção para famílias com crianças, que podem aproveitar um belo dia na praia.


Mar Grande Considerada o cartão postal da Ilha de Itaparica, essa praia é um dos destinos favoritos da maior parte dos turistas que visitam a região. Seu clima agradável e belas paisagens fazem do lugar uma ótima opção. É uma das praias mais urbanas da ilha, atraindo aqueles que não abrem mão do conforto. Conta com uma boa faixa de areia clara e fina, onde estão dispostas várias barracas de palha com mesas e cadeiras. Seu mar é levemente agitado, de tom esverdeado, muito convidativo para um mergulho. Possui ótima infraestrutura, com quiosques que servem comidas típicas, além de bares e restaurantes próximos.


Penha  Conhecida como uma das mais movimentadas de Vera Cruz na Ilha de Itaparica, essa praia reserva a seus visitantes belas paisagens e um clima muito agradável. Repleta de grandes coqueiros, não há quem resista a assistir o pôr do sol dessa praia. Conta com uma pequena faixa de areia clara e fina, o mar é calmo, de águas cristalinas e temperatura amena, muito propício para o banho. É bastante procurada por famílias com crianças, que desfrutam de ótimos momentos ao chegarem nessa encantadora praia. Uma caminhada ao entardecer é uma boa pedida para os que gostam de relaxar.

Conceição É um dos destinos favoritos de turistas que visitam Vera Cruz na Ilha de Itaparica. De mediana extensão, é uma boa opção para famílias com crianças. Conta com uma espaçosa faixa de areia alaranjada, seu mar é calmo, de tom esverdeado, mais parecendo uma grande piscina. Seus atrativos fazem dessa praia um recanto para os que chegam ao lugar, que podem tomar um refrescante banho de mar ou relaxar à sombra de uma amendoeira. Possui boa infraestrutura, com barracas, bares e restaurantes próximos.

Barra Grande Um dos recantos de Vera Cruz, essa praia é uma das melhores opções para os que buscam belas paisagens e tranquilidade. É conhecida por turistas que visitam a cidade, sendo principalmente frequentada por pescadores e moradores da região. Conta com uma boa faixa de areia batida, ideal para um futebol ao entardecer. Seu mar é calmo, propício para o banho e para a prática de esportes náuticos. Essa praia possui moderada infraestrutura próxima.

Aratuba Considerada uma das praias mais movimentadas da região, Aratuba é conhecida por seu clima agradável e agitado. Ideal para os que buscam um lugar onde possa desfrutar de uma boa praia e se divertir ao anoitecer. No verão é bastante procurada por turistas, que frequentam os bares e quiosques à beira-mar que tocam músicas e oferecem comidas típicas. Conta com uma boa faixa de areia alaranjada, o mar é calmo e de águas transparentes, propício para o banho e para alguns esportes náuticos. Ao banhista é indicado cuidado por conta dos arrecifes presentes no local. É uma boa opção para todos os públicos, principalmente para jovens.



Pedrão Vista como um dos recantos do litoral baiano, essa bela praia é o cenário ideal para relaxar e repor as energias. De mediana extensão, conta com uma boa faixa de areia clara e fina, seu mar é calmo, formando algumas pequenas ondas. De temperatura amena e águas cristalinas, é muito propício para o banho, principalmente para crianças. O belo cenário dessa praia encanta seus visitantes, que desfrutam de bons momentos no lugar. Possui boa infraestrutura, com alguns quiosques e barracas que servem petiscos e bebidas. Uma caminhada à beira mar é uma boa opção para os que desejam apreciar um pouco mais da beleza dessa praia indicada para a pratica do Surf.

Taipoca A praia de Taipoca proporciona várias paisagens entre as marés baixa e alta levando aos banhistas várias experiências, desde um banho tranquilo em suas piscinas naturais de água morna ao agito refrescante com algumas ondas quando na maré alta.

As copas das amendoeiras promovem a sombra que protege do sol forte do verão aos seus visitantes e moradores, por ser um local muito tranquilo a Taipoca esta entre as mais aconchegantes praias do município de Vera Cruz, na maioria de moradores nativos.
Um fator preponderante para as suas águas tranquilas é a prática de esportes ,e uma boa pescaria, por ali circulam diversos vendedores com diversificadas iguarias, desde as já cozidas como as que necessitam de preparos.

Coroa Considerada um dos recantos de Vera Cruz, essa bela praia é uma ótima opção para os que buscam paz e tranquilidade. Ainda pouco explorado pelo turismo, o lugar é normalmente frequentado por pescadores a maior parte do tempo. Possui uma boa faixa de areia clara e fina, o mar é calmo e de águas cristalinas, mais parecendo uma grande piscina natural. É muito propício para crianças e idosos, que podem se banhar sem preocupação. Conta com pequena infraestrutura, sendo uma boa opção levar lanches para o local.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *