EducaçãoNotíciasSalvador

Parceria entre Prefeitura e PRF levará educação para o trânsito a 11 escolas municipais

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) assinou, nesta quinta-feira (9), o termo de parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o desenvolvimento do projeto Educar PRF. A iniciativa tem como objetivo conscientizar crianças, adolescentes e a comunidade escolar da responsabilidade de todos na segurança do trânsito.

A cerimônia ocorreu no auditório da sede da Superintendência da PRF-BA, em Granjas Rurais Presidente Vargas. Na ocasião, estiveram presentes o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira; a chefe do setor de gestão operacional e do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran-PRF), Janaina Sousa; a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos; e as 11 gestoras das escolas selecionadas.

Através do projeto, a PRF entrega recursos pedagógicos como banners, camisas, materiais esportivos e afins. O órgão também promove o curso de capacitação voltado aos educadores, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas, na modalidade de educação à distância.

Conforme o titular da Smed, o trânsito é um tema importante, transversal e complementar para as atividades pedagógicas. “Temos muitos acidentes de trânsito e com vítimas que poderiam ser evitados e um instrumento eficaz é educar as crianças para diminuir esse índice. Eles serão os condutores do futuro, mas eles também levarão o que aprenderam para dentro de suas casas, levando conteúdo de forma sensibilizada para os pais, que percebem que a orientação chegou baseada no conhecimento que a criança adquiriu na escola” afirmou.

Oliveira destacou que a intenção é multiplicar o projeto. “Selecionamos 11 escolas para iniciarmos. Queremos pelo menos ter 100 escolas todos os anos fazendo esse trabalho de educação para o trânsito, atingindo toda a cidade de Salvador”, pontuou.

Segundo a gestora operacional da Polícia Rodoviária Federal, Janaina Sousa, a ideia do Educar PRF é preservar e salvar vidas. “É um projeto que alinha educação para o trânsito voltado para as escolas. De maneira transversal, o tema é inserido no dia a dia da unidade de ensino, o que resulta no sucesso do programa que é realizado no Brasil todo”, frisou.

Conforme Mirian Bastos, fechar essa parceria neste momento tem uma importância singular, já que setembro é considerado o mês da mobilidade. “É um momento importante para essa articulação da Smed, PRF e Transalvador. Colocamos à disposição todos os nossos serviços de promoção de cidadania e queremos unir forças para contribuir com a redução da mortalidade e acidentes de trânsito envolvendo crianças, jovens e adultos. Por força dos projetos já desenvolvidos nas escolas, não temos um índice de acidentes de trânsito nas áreas das unidades escolares”, ressaltou.

Participantes – A Escola Municipal Bom Jesus, localizada na Ilha de Bom Jesus dos Passos (GRE Subúrbio II), foi uma das 11 selecionadas para a iniciativa. A gestora da unidade, Maria Ferreira, esteve presente no encontro e reforçou a importância do projeto para a comunidade escolar. “É uma felicidade participar desse projeto porque traz para nós a possibilidade de conscientizar os nossos alunos e familiares sobre a importância da temática que envolve a educação no trânsito”, disse.

Além da EM Bom Jesus, as unidades de ensino da rede municipal que participarão do projeto são: Escola Municipal Eraldo Tinoco (GRE Cabula); Escola Municipal Cristo Rei (GRE Cajazeiras); Escola Municipal Nossa Senhora Dos Anjos (GRE Centro); Escola Municipal Metodista Susana Wesley (GRE Itapuã); Escola Municipal Tiradentes (GRE Liberdade/Cidade Baixa); Escola Municipal Hercília Moreira (GRE Orla); Escola Municipal Orlando Imbassahy (GRE Pirajá); Escola Municipal Francisco Mangabeira (GRE São Caetano); Escola Municipal Eufrosina Miranda (GRE Subúrbio I) e Escola Municipal de Paripe (GRE Subúrbio II/Ilhas).

SECOM

Foto: André Carvalho/Smed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *