Esporte

Bottas vence corrida classificatória, mas Verstappen é pole

Depois das derrotas na Bélgica e Holanda, o que parecia a chance de virada da Mercedes na corrida classificatória do GP da Itália, neste sábado, se converteu em mais uma vantagem da RBR após Lewis Hamilton despencar de segundo para quinto na largada da sessão. Valtteri Bottas venceu a corrida, mas é Max Verstappen quem largará da pole position na corrida deste domingo devido às diversas posições de punição que o finlandês receberá pela troca do motor e outros componentes do carro. Daniel Ricciardo, da McLaren, ficou em terceiro lugar e larga na primeira fila no domingo.

A disputa, uma corrida curta de 30 minutos, substituiu o tradicional formato de classificação para a prova do domingo. Nesta configuração, o fim de semana conta com dois treinos livres, uma classificação de três segmentos na sexta para definir as posições da prova classificatória do sábado e a corrida principal, no domingo.

O começo da prova foi movimentado, com a bandeira amarela acionada pelos incidentes de Pierre Gasly, que abandonou, Yuki Tsunoda e Robert Kubica, mas pouca coisa mudou ao longo da disputa. No entanto, para Verstappen, valeu a oitava pole em 2021 e, para Ricciardo, sua melhor posição de largada desde a pole no GP do México de 2018.

Com a conquista, Bottas ganha três pontos extras, somando 126 no campeonato de pilotos no terceiro lugar. Verstappen recebe dois, ampliando sua vantagem na liderança do Mundial sobre Hamilton para cinco pontos enquanto Ricciardo, em nono na tabela, fatura um ponto.

Assim como na edição inaugural na Inglaterra, a prova deste sábado não teve pódio, mas os três primeiros colocados receberam uma medalha, em alusão à comemoração das dez medalhas de ouro da Itália nas Olimpíadas de Tóquio – cujos medalhistas foram homenageados no Autódromo de Monza.

GE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *