Saiba como ver a conjunção tripla entre Lua, Saturno e Júpiter neste sábado e no domingo

A conjunção tripla entre Lua, Saturno e Júpiter vai poder ser observada no céu do Brasil neste sábado (21) e no domingo (22). O fenômeno astronômico permite a visualização do satélite natural e dos dois planetas próximos.

No sábado (21), Saturno fica visualmente acima da Lua e Júpiter, abaixo e a esquerda da Lua. Já no domingo (22), a Lua pode ser vista abaixo de Júpiter e Saturno.

O fenômeno pode ser visto no céu das cidades brasileiras, mas é tem uma visualização mais clara em áreas rurais, pois o excesso de luz ofusca o brilho dos objetos celestes.

Lua Azul

No domingo a lua chega a sua fase cheia, em uma aparição que vai permitir o uso do apelido Lua Azul. Apesar de o termo popularmente se referir a quando ocorre uma segunda lua cheia em um mesmo mês, originalmente o termo se refere à terceira lua cheia de uma mesma estação do ano: é o caso da “Blue Moon” deste domingo.

A primeira lua cheia deste inverno ocorreu em 24 de junho e, a segunda, em 23 de julho. A terceira será agora, em 22 de agosto.

Lua Azul, de Sangue ou Superlua: entenda as diferenças — Foto: Arte/G1

Lua Azul, de Sangue ou Superlua: entenda as diferenças — Foto: Arte/G1G1 no YouTube

(G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: