NotíciasPolítica

Glossário Eleitoral explica o documento da zerésima emitido pela urna

Disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral  explica o conceito de zerésima, documento emitido pela urna eletrônica e que demonstra a confiabilidade, a higidez e a transparência do processo eleitoral do país. 

O Glossário informa que a zerésima consiste em um documento que a urna eletrônica emite em cada seção eleitoral, antes do início da votação. Esse relatório tem como objetivo comprovar que não existe voto registrado na urna para nenhuma das candidaturas submetidas ao voto popular. A zerésima é impressa logo após o procedimento de inicialização do equipamento, segundo o artigo 86 da Resolução TSE nº 23.611/2019.

E como isso é feito?

Antes que o primeiro eleitor se dirija à urna eletrônica para votar em cada uma das seções eleitorais, o presidente da mesa receptora de votos já deverá ter ligado o equipamento, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, para emitir o relatório da zerésima.

O documento contém toda a identificação da urna. Comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há voto computado para nenhum deles. Ou seja, atesta que a urna tem “zero voto”.

Logo após a impressão da zerésima, o presidente da seção eleitoral, os mesários e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assiná-la.

O Glossário

O serviço da página do TSE dispõe de mais de 300 expressões utilizadas por quem opera o Direito Eleitoral no país. Além de esclarecer à população diversos conceitos jurídicos e conter informações históricas sobre a evolução do processo eleitoral e das eleições no país, o Glossário tem como objetivo destacar a importância do voto periódico, secreto e consciente para o aprimoramento da democracia brasileira.

Com a finalidade de facilitar a consulta, os verbetes do serviço foram distribuídos em ordem alfabética em espaço específico. 

(TSE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *