NotíciasSalvadorTurismo

Live Tour Salvador explora história das praças Castro Alves e da Sé

O “sextou” em Salvador será logo ali, nas Portas de São Bento, junto às muralhas da Cidade Alta, entre a Rua Direita do Palácio e o adro da Sé, em um verdadeiro mergulho na história da região que deu origem à primeira capital do Brasil pelas mãos de Tomé de Souza, em 1549. Esse roteiro virtual será abordado na sexta edição da Live Tour Salvador, que acontece a partir das 16h desta sexta-feira (9), nas redes sociais do Visit Salvador da Bahia (YouTube, Facebook e Instagram).

Na ocasião, o jornalista José Raimundo conversa com o historiador Louti Bahia, da página Amo a História de Salvador no Instagram, e os guias de turismo Moema Brochini (Mavir Turismo) e Luciene de Castro (LR Tour). Para Moema, o Live Tour Salvador é um programa que dá dimensão e valoriza ainda mais nos roteiros, evidenciando os principais pontos turísticos da cidade.

“Dessa forma, o turista terá acesso ao que a Bahia, em especial Salvador, tem de melhor, como sua história, cultura, praias e gastronomia. Os guias são embaixadores da cidade, nós abrimos as portas de Salvador para o mundo, através de uma versão oral e dinâmica da história da primeira capital do Brasil”, comenta a guia de turismo.

Já Luciene de Castro levará uma visão menos histórica e mais contemporânea da abordagem com os visitantes e da forma como estes veem a cidade. “Atuo com turistas, em sua maioria, que aceitam o conteúdo histórico, mas querem algo mais dinâmico e moderno, o sabor atual da cidade na gastronomia, nos novos projetos arquitetônicos, nas artes plásticas, música e as praias mais movimentadas. Eles também estão atentos para o que acontece de novo em relação às manifestações, em especial as das religiões de matriz africana”, explica.

“A ideia de poder circular pela cidade, mostrar os pontos e contar a história é uma iniciativa genial. Creio, inclusive, que isso deveria permanecer, ter um tempo maior de exposição, além do inverno. Os baianos precisam conhecer a história de Salvador e, sobretudo, os brasileiros em geral precisam saber da importância da capital baiana para o país também”, destaca o historiador Louti Bahia, que traçará um paralelo da Salvador inicial para a atual, desde a Praça Municipal até a Castro Alves.

Proposta – O projeto Live Tour Salvador é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). A ação visa fortalecer o turismo da cidade, setor que foi fortemente impactado pela pandemia de Covid-19.

Além da edição de apresentação, a iniciativa já percorreu os pontos turísticos em Itapuã, Rio Vermelho, Bonfim e Humaitá, além de abordar os beach clubs, na Praia do Flamengo, e o Santuário Dulce dos Pobres, na Cidade Baixa. Confira as edições passadas:

– Itapuã: www. youtube. com/ watch?v=XUkGS2U3I-k

– Beach Clubs: www. youtube. com/ watch?v=3GPNX40WKMw

– Rio Vermelho: www. youtube. com/ watch?v=JfWoPgz1Bmo&t=4s

– Santuário Santa Dulce dos Pobres: www. youtube. com/ watch?v=DHY9nORFBMs

– Bonfim e Humaitá: www. youtube. com/ watch?v=00yzZkj6gr4

SECOM

Foto: Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *