Meio AmbienteMunicípiosNotíciasSalvador

Cidades no interior do estado chegam a até 10° C no começo do inverno

O inverno teve início no último dia 21 e já é possível sentir o clima característico da estação mais fria do ano na Bahia. Em Salvador, capital baiana, as baixas temperaturas não são uma característica muito forte no inverno, mas algumas cidades no interior do estado, no entanto, atingem temperaturas que podem chegar até a 10° C.

Entre as cidades mais frias estão aquelas que se localizam nas mesorregiões do sul, centro-sul e extremo oeste baiano. Segundo levantamento do Instituto do Meio ambiente e Recursos hídricos (Inema) com base no banco de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), dentre os municípios que apresentaram a média diária de temperatura mais baixa do estado nos últimos cinco dias encontram-se Piatã, Lençóis, Barreiras, Correntina, Canavieiras, Guaratinga e Santa Rita de Cássia (Ibipetuba). Sendo esta última, o município que atingiu a temperatura mais baixa dos últimos dias chegando à marca de 10,0 °C na segunda-feira, dia 26.

O meteorologista do Inema, Mauro Bernasconi, explica que dentre essas regiões com as menores temperaturas, estão aquelas em que as condições atmosféricas favorecem mais para que os registros de mínimas temperaturas sejam baixos, e aponta três variáveis que podem explicar o fenômeno: baixa umidade relativa, altitude do relevo e cobertura de nuvens.

Segundo ele, a baixa umidade relativa “impossibilita a formação de nuvens baixas e consequentemente, com o céu sem cobertura de nuvens, a radiação do solo tende a se perder para o espaço”. Já na ausência de cobertura de nuvens, Mauro afirma que “a atmosfera se aquece de baixo para cima, devido ao ar ser péssimo condutor de calor, sendo assim, o solo se aquece com os primeiros raios solares do dia e posteriormente o solo por condução aquece a atmosfera, nesse processo sem cobertura de nuvens, existe uma amplitude de temperatura elevada calor durante o dia e frio durante a noite”.

“O alto-relevo tende a fazer com que as temperaturas mínimas sejam mais baixas: dentre o equacionamento atmosférico existe uma taxa chamada lapse rate que dimensiona o quanto de temperatura decairá com o aumento de altitude em relação ao nível médio do mar. Essa taxa é baseada na primeira lei da termodinâmica e demostra que a atmosfera decai 0,6 °C/100 m, sendo assim, regiões com altitude elevadas terão uma mínima mais baixa que regiões próximas ao oceano. Um exemplo na Bahia é a cidade de Piatã com 1280 m de altitude, essa cidade em condições idênticas de atmosfera e pressão que Salvador deverá apresentar uma mínima de 7,68 °C mais baixa que Salvador.” completa o meteorologista.

Sobre a expectativa para os próximos dias dessa estação, esclarece ainda que “o prognóstico de temperaturas mostra uma tendência de temperaturas normais ou levemente acima da média para esse inverno, no entanto, eventos de curtos períodos com temperaturas baixas são esperados dependendo das passagens de frentes frias ou dias seguidos de chuvas, forte cobertura de nuvens e ventos com perda de radiação do solo”.

(INEMA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *