NotíciasPolíticaSalvador

Mandato Pretas por Salvador participa de debate sobre violência obstétrica

A vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), do mandato coletivo Pretas por Salvador, participou na manhã de segunda-feira (3) de uma audiência pública virtual sobre violência obstétrica. A atividade legislativa foi requerida pela vereadora Marta Rodrigues (PT).

“É uma audiência necessária para nós mulheres, principalmente pelo tema, afinal a violência obstétrica nos acomete todos os dias. A nossa maior dificuldade é perceber que estamos sendo violentadas”, afirmou Laina, que é mãe de uma criança de 8 anos.

A parlamentar acrescentou: “Levei muitos anos para entender e perceber o quanto fui violentada, desde o período em que estava gestante. As pessoas cobravam para que eu emagrecesse e entrasse em um padrão que não é o do meu corpo, coisas que me violentavam agressivamente, em um momento em que é tão especial para nós”.

Dentro do tema do debate, o mandato Pretas por Salvador propõe um projeto de lei que tem o objetivo de instituir a Semana Municipal de Conscientização Sobre a Violência Obstétrica no Município de Salvador, na última semana do mês de maio, quando se comemora o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna.

“Esse projeto de lei tem o objetivo de fazer com que a gente construa debates sobre esse tema em espaços diversos, seja nas repartições públicas, nas escolas, quebrando o processo de tabu de não poder falar sobre isso”, destacou Laina.

Câmara Municipal de Salvador

Foto: Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *