NotíciasPolítica

Você sabe o que é Boletim de Urna?

Boletim de Urna (BU) é o documento emitido em cada seção eleitoral após a conclusão da votação em uma urna eletrônica. É dessa forma que o Glossário Eleitoral Brasileiro explica ao cidadão esse importante documento, que fortalece a credibilidade e a transparência do sistema eletrônico de votação do país. O Glossário está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Boletim de Urna traz as seguintes informações dos dados registrados na urna eletrônica: total de votos por partido; total de votos por candidato; total de votos nulos e em branco; total de comparecimento em voto; identificação da seção e da zona eleitoral; hora do encerramento da eleição; código interno da urna eletrônica; e sequência de caracteres para a validação do boletim.

O BU é emitido em número de cópias não inferior a cinco, a partir de sua imagem existente na mídia fixa. Uma cópia do boletim é gravada na mídia removível, criptografada, para ser utilizada durante a fase de apuração dos resultados da urna.

O Glossário

O Glossário Eleitoral Brasileiro contempla mais de 300 verbetes jurídicos utilizados pelos operadores do Direito Eleitoral. É valiosa fonte de consulta para estudantes, pesquisadores e cidadãos que desejam se aprofundar na história e na evolução da JE brasileira.

As expressões disponibilizadas no serviço estão dispostas em ordem alfabética, o que facilita a consulta pelo internauta.

(TSE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *