NotíciasSalvadorSaúde

Prossegue vacinação de idosos a partir de 62 anos nesta quinta (8)

A aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 em Salvador prossegue nesta quinta-feira (8) para idosos com idade igual ou superior a 62 anos, nascidos entre 8 de abril de 1958 e 30 de janeiro de 1959, além de agentes de segurança pública, trabalhadores da saúde e autônomos e pacientes em hemodiálise. Também vai funcionar o serviço Vacina Express, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também vai ampliar os pontos de imunização para aplicação da segunda dose dos idosos e trabalhadores da saúde. Serão incorporados à estratégia os postos de saúde Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora; Virgílio de Carvalho, no Dendezeiros; e a Faculdade Universo, no Iguatemi. Todos os postos funcionam das 8h às 16h.

Idosos – A aplicação da primeira dose para idosos acontece nos pontos drive-thru da Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina; Arena Fonte Nova, em Nazaré; Atacadão Atakarejo, em Fazenda Coutos; 5º Centro de Saúde, nos Barris; Parque de Exposições, na Paralela; Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio; Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC), no Cabula; Unijorge – Campus Paralela; e Vila Militar, na Avenida Dendezeiros.

Os pontos fixos ocorrem na USF Vista Alegre; UBS Nelson Piauhy Dourado, em Águas Claras; USF Resgate; USF Federação; USF Santa Luzia; USF Plataforma; USF Cajazeiras X; Unijorge – Campus Paralela; 5º Centro de Saúde, nos Barris; e Colégio da Polícia Militar, na Avenida Dendezeiros.

Agentes de segurança pública – Os policiais federais, militares, civis e rodoviários federais, bombeiros, guardas municipais, além de agentes da Transalvador com idade igual ou superior a 50 anos podem buscar um dos pontos de vacinação. É necessário estar em pleno exercício das atividades e serem lotados em Salvador.

Antes de se dirigir ao local de vacinação também deverão verificar se o nome está na lista disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Já no ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e também cópia do último contracheque.

1ª dose dos trabalhadores saúde e autônomos; agentes de Segurança Pública – (8h às 16h)

Para ser vacinado, basta procurar os postos drive-thru e fixos localizados na Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC), em Brotas; e Universidade Católica do Salvador (Ucsal) – Campus Pituaçu.

Trabalhadores da saúde e autônomos – Segue também a aplicação da primeira dose dos trabalhadores da saúde e profissionais autônomos (médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal). Para terem acesso às doses precisam estar com o nome cadastrado na lista disponibilizada no site da SMS e apresentar documento oficial de identificação com foto e levar cópia do contracheque ou cópia do contrato social.

Já os autônomos, além do nome no site, precisam também apresentar carteira do conselho de classe mais cópia do último Imposto de Renda, ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.

A imunização será realizada nos postos drive-thru e fixos localizados na Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC), em Brotas; e Universidade Católica do Salvador (Ucsal) – Campus Pituaçu.

Paciente em hemodiálise – Os pacientes em hemodiálise também continuam sendo vacinados com a primeira dose nesta quinta-feira (8). Como os demais contemplados, precisam estar com o nome na lista disponível no site da SMS e, no ato da vacina, apresentar documento oficial de identificação com foto.

Os postos drive-thrus e fixos para aplicação da vacina para este público estão localizados na Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC), em Brotas; e Universidade Católica do Salvador (Ucsal) – Campus Pituaçu.

Segunda dose – A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde. É preciso observar a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação.

A segunda dose para ambos os públicos será aplicada na FTC – Paralela (drive e fixo); Barradão, em Canabrava (drive e fixo); USF San Martin III (drive); Faculdade Universo, no Iguatemi (drive); USF Colinas de Periperi (fixo), Centro de Saúde Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora (fixo); e Unidade Básica de Saúde Virgílio de Carvalho, no Bonfim (fixo).

Os idosos que foram imunizados através do Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Vacina Express – Os idosos com 62 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express, no site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br . São oferecidas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

Filômetro – Para evitar filas, o cidadão a ser imunizado pode utilizar o Filômetro para saber quais os pontos de vacinação com maior ou menor movimentação. As informações estão disponíveis no site filometro. saude. salvador. ba. gov. br .

SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *