Política

Comissão de educação promove audiência pública para apresentação da TV Educa Mais Bahia

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da ALBA promove uma audiência pública virtual para apresentação da TV Educa Mais Bahia. O encontro remoto, que terá como convidado o Diretor-Geral do IRDEB, Flávio Gonçalves, acontecerá na próxima terça-feira (6), às 11h. No ar desde 1 de março, e disponível em diversos municípios de todos os 27 Territórios de Identidade, o Educa Bahia é um canal de televisão aberto, com sinal digital, onde os estudantes contam com uma nova ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem. A TV Educa Bahia faz parte de um conjunto de ações complementares, implementadas pelo Governo da Bahia para o início do ano letivo 2020/2021, com ensino 100% remoto nesta primeira fase.

A deputada estadual Fabíola Mansur, presidente da comissão, ressalta a importância da audiência. “Desde o início da Pandemia tenho participado ativamente das discussões entre governo estadual e municipal, buscando consensuar os protocolos e indicadores para uma volta presencial às aulas. Enquanto ainda não é possível garantirmos um retorno seguro, precisamos de uma comunicação clara, ampla e diversificada para fazer chegar conteúdo de qualidade aos alunos das mais diferentes realidades”, explica.

TV Educa Bahia

Durante toda a semana, o canal Educa Bahia transmite de segunda a sexta-feira aulas para os estudantes do Ensino Médio a partir de 8h. As aulas remotas são ministradas por professores que integram o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) e seguem os Cadernos de Apoio à Aprendizagem, um material pedagógico elaborado por dezenas de professoras e professores da rede estadual durante o período de suspensão das aulas. Os Cadernos são uma parte importante da estratégia de retomada das atividades letivas, que facilitam a conciliação dos tempos e espaços, articulados a outras ações pedagógicas destinadas a apoiar docentes e estudantes.

O Educa Bahia está disponível em diversos municípios de todos os 27 Territórios de Identidade e a cobertura é de 65% dos Estudantes do Ensino Médio. No canal, os estudantes podem assistir a uma programação qualificada, que contempla todos os componentes curriculares do Ensino Médio, tendo como base a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São videoaulas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Artes, Língua Inglesa, Educação Física, Literatura, Sociologia, Biologia, Redação, Ciências e Língua Espanhola.

Os conteúdos gerados são produzidos por professores da rede estadual de ensino, por meio da Rede Anísio Teixeira e do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) e são frutos, ainda, de parcerias com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, o Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED), a União dos Dirigentes Municipais (UNDIME) e organizações da sociedade civil.

A nova emissora pública está disponível ao lado do canal da TVE, alterando os aparelhos do final .1 para o final .2. Em Salvador e Região Metropolitana, o Educa Bahia será o canal 10.2. Já em Feira de Santana e no entorno, no 9.2 e assim nos demais municípios. Também é possível assistir à emissora pelo site educabahia.ba.gov.br

(ASCOM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *