EconomiaNotíciasOpinião

Com o gás caro a opção é fogão a lenha

Onde vamos parar com o aumento do botijão de gás todo mês nestes últimos 4 meses foram pouco mais de  cinco aumentos, chegando em algumas regiões ao valor de 120,00 reais, o preço do gás de cozinha esta pesando diretamente no bolso do povo, em algumas cidades famílias estão optando em cozinhar alimentos com fogão de lenha.

Gáz de cozinha

O “gás de cozinha”, como é conhecido popularmente o gás liquefeito de petróleo por causa de sua utilização principal na cocção de alimentos, é uma das frações mais leves do petróleo e sua queima é muito limpa, com baixíssima emissão de poluentes.

Qual é o tipo de gás de cozinha?
O gás de cozinha é fundamentalmente composto pelos gases propano e butano, além da adição de um composto de enxofre para dar o cheiro que serve como aviso. O gás de cozinha é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mas essa sigla também pode significar Gás Líquido Pressurizado.

Como é feito gás de cozinha?
O gás de cozinha é formado pela mistura dos gases propano e butano e não tem cheiro! Por isso, por segurança, recebe um composto a base de enxofre e de forte odor chamado Mercaptana. Essa substância caracteriza o odor do GLP, que permite a percepção de vazamentos caso estes ocorram.

Onde é produzido o gás de cozinha?
De onde vem nosso gás de cozinha? O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mais conhecido no Brasil como “gás de cozinha”, produzido no Brasil é obtido de duas formas. A primeira, e mais comum é a decorre do refino do petróleo. A segunda, em escala reduzida, acontece a partir do processamento do gás natural.

O que tem dentro do botijão de gás de cozinha?
O material presente no interior do botijão é o GLP, sigla para Gás Liquefeito de Petróleo. Como o próprio nome (liquefeito – gás transformado em líquido) indica, no interior do botijão de gás, existe uma misura homogênea líquida. Isso mesmo!

Fogão a lenha

Como usar um fogão a lenha?
Como funciona

Os fogões a lenha funcionam com a queima da madeira no interior da estrutura, o fogo vai aquecer a chapa e fazer com que o calor cozinhe a comida. O processo de aquecimento é demorado já que a lenha vai queimando aos poucos. Por isso é recomendado acender uma hora ou mais, antes de começar a cozinhar.

Que temperatura atinge um fogão a lenha?
A temperatura é um diferencial: no fogão à lenha a temperatura é constante, ficando em 550 graus. Já nos fornos a gás a temperatura fica em torno de 300 graus. Por ser assada de forma mais rápida, a pizza assada no forno à lenha fica com a massa crocante, mais macia por dentro.

Qual o melhor tipo de fogão a lenha?
O fogão a lenha esmaltado é o modelo mais tradicional que existe. Comparado ao fogão a lenha de ferro, o de aço esmaltado esquenta muito mais quando ligado. Porém, não há diferença na qualidade do cozimento.

Como controlar o fogo do fogão a lenha?
Entre a lenha, coloque uma folha torcida de jornal (ou similar), e por cima, ponha mais gravetos. Coloque fogo no papel e assopre devagar, para que ele se espalhe. Quando começarem a pegar fogo e formar uma leve brasa, vá colocando os galhos mais grossos, até obter uma chama forte e constante.

Como usar o fogão a lenha pela primeira vez?
A recomendação inicial é fazer fogo brando por pelo menos três dias na primeira vez em que for utilizar o fogão campeiro. Dessa forma, a chapa é aquecida gradativamente, curando a tinta e limpando as impurezas presentes no equipamento.

Como fazer para não trincar um fogão a lenha?
Na hora de concretar as lajes do fogão a lenha, a dica é adicionar melaço à mistura de concreto, areia e brita para que as placas não trinquem, depois, com as altas temperaturas.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *