NotíciasSaúde

COES da Bahia orienta a não prescrição de medicamentos sem eficácia contra Covid-19

O Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) emitiu nota técnica, recomendando a não prescrição dos medicamentos cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina para pacientes com quadro confirmado de Covid-19, internados em unidades estaduais, ou contratualizadas pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), sem outro diagnóstico que justifique seu uso.

A medida levou em consideração o acúmulo de evidências científicas da ausência de eficácia e o potencial malefício do emprego desses fármacos em pacientes com Covid-19. A recomendação foi publicada nesta terça-feira (30) no endereço eletrônico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (www.saude.ba.gov.br/coronavirus) e pode ser consultada como Nota Técnica 86.

O documento ressalta que não há benefícios clínicos no uso desses medicamentos para o tratamento da Covid-19 e remete ao Código de Ética Médica, no seu capítulo II, Direito dos Médico, inciso II, que evidencia ser direito do médico “Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente.”

A orientação deve ser seguida por todas as unidades assistenciais de saúde da rede Sesab.

SESAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *