NotíciasOpiniãoVera Cruz

Vera Cruz: Cadê a luz no fim do buraco

Por Osvaldo Filho

Abaixo, minha análise referente ao COVID-19 no mês de fevereiro no Município de Vera cruz – BA.
Ontem domingo (28), fechou-se mais um ciclo dessa pandemia.
Estamos em lockdown decretado pelo Governador da Bahia Rui Costa.
Alguns são a favor e a maioria absoluta da pessoas são contra o lockdown por razões diversas.
Opiniões a parte, a verdade é que não sabemos o quê que realmente está acontecendo.
Fevereiro foi o 2º mês com mais casos confirmados (113) conforme demonstrado no gráfico abaixo por localidade, perdendo apenas para o mês de julho quando houve o pico da pandemia.
Mas em compensação, a PMVC informa que nesses 28 dias de fevereiro, 100 pessoas estão curadas e con apenas 58 diagnosticados ATIVOS.
Em compensação também, localidades como Berlinque, Cacha Pregos, Catú, Juerana, Matarandiba, Ponta Grossa, Porto Sobrado e Santíssimo registraram suas últimas ocorrências em novembro de 2020 graças a Deus.
Outra ótima notícia no meio desta crise, é que começou a vacinação nos agentes de saúde e em nossos idosos com idade superior a 83 anos..
Aqui na Ilha de Itaparica, são 2 municípios, e que estranhamente vejo na contra mão dos fatos ocorridos na Bahia e principalmente ao nosso redor, que mesmo com a alta ocorrência de casos confirmados, milagrosamente estamos fora das estatísticas globais graças a Deus e graças também as medidas tomadas pelo Gestor Municipal e sua Secretaria de Saúde.
Desde o começo do verão em dezembro de 2020, há imensa circulação de passageiros pelo Ferry Boat em Bom Despacho e Lanchas no Terminal Marítimo de Vera Cruz em Mar Grande, e observando desde o começo da pandemia o município de Valença por exemplo, com 755 casos e 6 óbitos confirmados somente em fevereiro.
Em minha opinião particular, sou contra o lockdown mas sou a favor do fechamento da Ilha nos finais de semana impedindo a travessia marítima pelo ferry boat e as lanchas e a contenção na Ponte do Funil.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *